• Além da teoria e da prática 

      Corazza, Sandra Mara (2019) [Artigo de divulgação]
      O artigo aborda a importância do diálogo entre a experiência do ensino superior e da educação básica como um dos pilares da escola brasileira. Além disso, apresenta uma discussão breve sobre a docência e práticas docentes. ...
    • Aprendizado no contexto da pandemia 

      Oliveira, William Klein; Drehmer, Vanessa Lagemann; Freddo, Angelo Luiz; Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti (2024) [Artigo de divulgação]
      Descreve os objetivos e resultados de estudo para a avaliação dos processos de aprendizado de duas turmas do curso de Odontologia da UFRGS, sendo uma de tamanho regular e outra com o dobro de alunos devido à interrupção ...
    • Carta aos leitores, n. 221 

      Cardoso, Everton (2019) [Artigo de divulgação]
    • Cerco à universidade pública 

      Oppermann, Rui Vicente (2019) [Artigo de divulgação]
    • Compartilhamento de provas e conteúdos de aula na internet gera debates sobre direito autoral e formas de avaliação de alunos 

      Tronco, Giordano Benites (2023) [Artigo de divulgação]
      Aborda a disponibilização de materiais de aula na internet, por alunos, sem a autorização dos autores, debatendo questões como: direito autoral e seus limites, fair use, responsabilização legal, monetização, processo de ...
    • A competência em informação no ensino superior brasileiro 

      Machado, Renata Farias (2023) [Artigo de divulgação]
      Analisa os currículos dos cursos de Biblioteconomia, quanto à existência da temática competência em informação, e aponta a sua importância para a formação dos profissionais que atuarão frente a um cenário de desinformação.
    • Continente africano foi precursor da ideia de educação superior, mas Europa leva referência por instituir seu modelo ao mundo 

      Hanzen, Elstor (2023) [Artigo de divulgação]
      Reportagem da Edição Especial África sobre a história do ensino superior no continente africano e das instituições de ensino até a contemporaneidade. Também, lembra da criação dos centros de estudos afro-orientais e ...
    • Cotas indígenas na UFRGS: é preciso continuar falando sobre isso 

      Fernandes, Rosa Maria Castilhos; Kaingang, Alice Domingos; Baré, Bruno Brazão Lopes (2024) [Artigo de divulgação]
      Aborda os resultados da pesquisa sobre a presença indígena na UFRGS, e traz dados sobre a população indígena no RS e no Brasil, também apresenta a lei de cotas e as formas de ingresso na Universidade, como as vagas do ...
    • Desafios e Perspectivas nos 10 anos de Licenciatura em Educação do Campo na UFRGS 

      Hoffmann, Marilisa Bialvo (2024) [Artigo de divulgação]
      Comemora o aniversário do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na UFRGS, com um panorama sobre a sua criação, o seu projeto pedagógico e os desafios nos dez anos.
    • Diversidade na pós-graduação 

      Henkin, Natalia (2018) [Artigo de divulgação]
      Aborda as Ações afirmativas na UFRGS, a reserva de vagas para pessoas trans em cursos de Pós-graduação, além das dificuldades e preconceitos enfrentados pelos egressos.
    • Educação e democracia 

      Dorneles, Anderson; Forgiarini, Luciana (2019) [Artigo de divulgação]
    • Fazer a UFRGS enquanto a vida acontece: o que sabemos sobre evasão na Universidade? 

      Jardim, Denise Fagundes (2024) [Artigo de divulgação]
      Reflete sobre o processo de entrada na Universidade e de matrícula nas disciplinas, bem como a necessidade do aluno conciliar trabalho e estudo e a evasão no ensino superior.
    • Jornal da Universidade, 2012, v. 16, n. 154, nov. Caderno JU, n. 3 

      Klein, Samantha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2012) [Fascículo de periódico]
      A equipe do JU acompanha quatro turmas de alunos, da graduação e pós-graduação, da UFRGS, em suas saídas de campo, e retrata como o método de ensino influencia a aprendizagem e geração de novos conhecimentos. Ainda, aborda ...
    • Jornal da Universidade, 2014, Caderno JU novembro 

      Klein, Samantha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2014) [Fascículo de periódico]
      Neste fascículo especial, o Caderno JU trata dos 80 anos de existência da UFRGS e relembra alguns fatos que marcam a sua trajetória, como: os bailes na Reitoria, nos anos de 1950; o regime ditatorial, a repressão estudantil, ...
    • Jornal da Universidade, 2015, v. 18, n. 184, set. Caderno JU, n. 33 

      Klein, Samantha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2015) [Fascículo de periódico]
      Relata as Políticas Afirmativas adotadas pela UFRGS, abordando as questões de reservas de vagas e ações afirmativas da Universidade. Entrevista alunos cotistas com diferentes experiências de vida, demonstrando como a ...
    • Jornal da Universidade, 2017, v. 21, n. 208, dez. Caderno JU, n.54 

      Ewald, Felipe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2017) [Fascículo de periódico]
      Relatos de alunos participantes do Doutorado Interinstitucional (Dinter), oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da UFRGS, expõem a importância dos programas de cooperação institucional e internacional ...
    • Liberdade e compromisso com a democracia 

      Chala, Ânia; Henkin, Natalia (2018) [Artigo de divulgação]
      Diante da eleição do novo governo Jair Bolsonaro, reitores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, abordam as consequências ...
    • Licenciatura em Educação do Campo forma professores oriundos do meio rural para atuar em suas comunidades 

      Flores, Rodrigo (2024) [Artigo de divulgação]
      Aborda o curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFRGS, o perfil dos alunos e a prática pedagógica utilizada que busca se adaptar aos alunos e possibilita uma construção conjunta e interdisciplinar.
    • Número de alunos idosos na UFRGS cresceu 400% desde 2012 

      Machado, Fernanda Simoneto (2022) [Artigo de divulgação]
      Apresenta o número de idosos no ensino superior no Brasil, conforme o Censo da Educação Superior, e como a UFRGS está neste cenário. Também, entrevista idosos que ingressaram na Universidade.
    • Onde estão as mulheres negras na UFRGS? 

      Silva, Marina Oliveira da (2024) [Artigo de divulgação]
      Resgata a reportagem, publicada no Jornal da Universidade em novembro de 2020, sobre o mapeamento que buscava identificar a presença de mulheres na UFRGS.