• Carta aos leitores, n. 224 

      Cardoso, Everton (2019) [Artigo de divulgação]
    • Diversidade na pós-graduação 

      Henkin, Natalia (2018) [Artigo de divulgação]
      Aborda as Ações afirmativas na UFRGS, a reserva de vagas para pessoas trans em cursos de Pós-graduação, além das dificuldades e preconceitos enfrentados pelos egressos.
    • Educação contra o racismo 

      Klein, Samantha (2019) [Entrevista]
      Em entrevista ao JU, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Nilma Lino Gomes discute o racismo e que é necessário utilizar a educação como ferramenta para combater essa mazela social. Nilma também foi a ...
    • Jornal da Universidade, 2016, v. 19, n. 193, ago. Caderno JU, n. 41 

      Cardoso, Everton (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2016) [Fascículo de periódico]
      Discute os preconceitos étnico-raciais e de gênero, na sociedade e na UFRGS, que envolvem intolerância, discriminação e violência, com coletivos de estudantes e docentes que se dedicam a pesquisar essas relações de poder ...
    • Jornal da Universidade, 2017, v. 20, n. 201, maio. Caderno JU, n. 47 

      Ewald, Felipe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2017) [Fascículo de periódico]
      Aborda a interculturalidade dentro da universidade, relata as experiências da disciplina Encontro de Saberes, ofertada desde 2016, que configura-se como uma oportunidade dos alunos terem contato com conhecimentos ancestrais ...
    • Na contramão do isolamento 

      Henkin, Natalia (2019) [Artigo de divulgação]
      Tendo como abordagem principal o Coletivo de Pessoas com Deficiência Adriana Thoma e Coletivo de Estudantes Indígenas da UFRGS, a reportagem discute sobre os grupos de alunos e servidores da Universidade que se reúnem de ...
    • Universidade colorida 

      Fontoura, Maria Conceição Lopes (2019) [Artigo de divulgação]
      Aborda a trajetória de pessoas negras na UFRGS, desde a entrada dos técnicos administrativos até a implementação de ações afirmativas para os alunos de graduação. O texto destaca ainda grandes nomes de intelectuais negros ...