• Além da teoria e da prática 

      Corazza, Sandra Mara (2019) [Artigo de divulgação]
      O artigo aborda a importância do diálogo entre a experiência do ensino superior e da educação básica como um dos pilares da escola brasileira. Além disso, apresenta uma discussão breve sobre a docência e práticas docentes. ...
    • A arte que acontece em nós 

      Trindade, Emerson (2019) [Artigo de divulgação]
      A reportagem aborda a arte como forma de expressão do ser humano. O texto traz pessoas que fazem a arte acontecer pelos câmpus da UFRGS.
    • Autonomia universitária e liberdade de cátedra 

      Queiroz, Saulo Pinheiro de (2019) [Artigo de divulgação]
      Aborda a autonomia universitária e a liberdade de cátedra, previstas na Constituição da República Federativa do Brasil. Defende que são princípios fundamentais a liberdade de ensinar, aprender, pesquisar e divulgar o ...
    • Brechas para a produção teatral 

      Klein, Samantha (2018) [Artigo de divulgação]
      Locais como o Teatro de Câmara Túlio Piva, fechado desde 2013, e o Teatro de Arena, em processo permanente de restauração, ilustram bem a crise no setor, especialmente na capital do estado. Frente a esse panorama, companhias ...
    • Ciência faz carreira 

      Acosta, Emerson Trindade; Moretto, Henrique (2018) [Artigo de divulgação]
      A reportagem entrevistou cinco dos nove vencedores do prêmio Jovem Pesquisador no primeiro Salão de Iniciação Científica (SIC), da UFRGS, em 1989. Eles revelaram a importância da pesquisa científica e como ela refletiu ...
    • Como nasce a pesquisa 

      Klein, Samantha (2019) [Artigo de divulgação]
      Aborda as diferentes temáticas de pesquisa feitas na UFRGS, em diferentes laboratórios e núcleos de conhecimento. Trata da Genética como forma de compreender o surgimento de etnias indígenas; a Neurociência e o estudo de ...
    • Conforto em meio aos livros 

      Gomes, Isabel Linck (2019) [Artigo de divulgação]
      Vinicius Fernandes, estudante de licenciatura em Letras – Português/Inglês, relata sua ligação com a sala 105 do prédio do Instituto Latino-Americano em Estudos Avançados (ILEA).
    • Consciência do coletivo 

      Lima, Bárbara (2018) [Artigo de divulgação]
      Silvana Claudino, nascida na aldeia Kanhgág Kaingang Monte Caseros, no Rio Grande do Sul, relata as dificuldades enfrentadas até chegar à Universidade e conhecer o Coletivo Indígena da UFRGS.
    • Dedicação que marca 

      Pastl, Carolina (2019) [Artigo de divulgação]
      Perfil de Ana Cristina Araújo, professora de Anatomia Animal e coordenadora da Coleção Ornitológica da Faculdade de Veterinária, da UFRGS.
    • Desvio da austeridade 

      Klein, Samantha (2018) [Entrevista]
      Entrevista com a advogada portuguesa, Marilinda Fernandes, sobre a conjuntura política e econômica de Portugal e do Brasil.
    • Diálogos em pintura 

      Acosta, Emerson Trindade; Cardoso, Everton (2019) [Artigo de divulgação]
      Aborda a criação de um coletivo de pintura, chamado Atelier Aberto Studio P, que une artistas, professores e alunos. Reflete sobre as mudanças de percepção da arte, em especial da pintura, ao longo dos anos, e da importância ...
    • Discurso com atitude 

      Zandavalli, Rochelle (2019) [Artigo de divulgação]
      Critica a falta de abertura das artes para temas que não sejam os hegemônicos. Junto ao texto, conjunto de seis fotos das pinturas desenvolvidas pelo projeto Artinclusão, idealizado pelo artista Aloizio Pederse.
    • Educação contra o racismo 

      Klein, Samantha (2019) [Entrevista]
      Em entrevista ao JU, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Nilma Lino Gomes discute o racismo e que é necessário utilizar a educação como ferramenta para combater essa mazela social. Nilma também foi a ...
    • Formação para ensinar 

      Pastl, Carolina (2019) [Artigo de divulgação]
      A reportagem aborda as atividades realizadas pelo Centro de Formação Continuada de Professores (Forprof) frente à redução orçamentária na educação.
    • Hora de colocar em prática 

      Costa, Karoline; Henkin, Natalia (2019) [Artigo de divulgação]
      A reportagem traz as vivências dos estudantes do Câmpus Litoral Norte da UFRGS que cursam o Bacherelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BI). Eles contam os desafios e as oportunidades da escolha profissional.
    • Jornal da Universidade, 2017, v. 20, n. 202, jun. Caderno JU, n. 48 

      Ewald, Felipe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2017) [Fascículo de periódico]
      A equipe do JU conversou com cidadãos de países africanos que vivem em Porto Alegre, para refletirem sobre os grandes desafios vividos por suas nações atualmente e como estes impactam na vida da população. Abordando as ...
    • Jornal da Universidade, 2018, Edição esp. nov. Novembro negro 

      Ewald, Felipe Grune; Lima, Bárbara; Pastl, Carolina; Moretto, Henrique; Nabarro, Edilson; Silveira, Jacira Cabral da (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2018) [Fascículo de periódico]
      Edição especial alusiva ao Novembro Negro na Univesidade.
    • Jornal da Universidade, 2018, v. 21, n. 210, mar. Caderno JU, n. 54 

      Souza, Camila; Petuco, Vanessa; Lima, Bárbara; Oliveira, Cássia de; Ferreira, Natássia; Barcellos, Paula; Onofre, Samara (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2018) [Fascículo de periódico]
      Expõe as dificuldades enfrentadas pelos alunos da UFRGS para se adaptarem a rotina de estudos exigida pelos cursos da Universidade.
    • Jornal da Universidade, 2018, v. 21, n. 211, abr. Caderno JU, n. 55 

      Klein, Samantha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2018) [Fascículo de periódico]
      Expõe a discussão do encarceramento no Brasil. Apresenta entrevistas de detentas gestantes.
    • Jornal da Universidade, 2018, v. 21, n. 213, jun. Caderno JU, n. 57 

      Ewald, Felipe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2018) [Fascículo de periódico]
      Expõe as dificuldades que portadores de necessidades especiais enfrentam para conseguirem frequentar a Universidade. Apresenta iniciativas que buscam a inclusão e acessibilidade para todas as pessoas.