Mostrando ítems 1-12 de 12

    • Atuação do NESA-IPH frente às inundações 

      Zorzo, Camila Fernanda; Guimarães, Raíssa Engroff; Kappaun, Thomas Brunetto; Soroka, Vinícius Duarte; Magalhães, Fernando (2024) [Contribución a revista]
      Aponta as ações do Núcleo de Estudo em Saneamento Ambiental (NESA-IPH), durante a enchente no Rio Grande do Sul, em 2024, voltadas ao apoio da população em geral e aos responsáveis pela tomada de decisões, por meio de ...
    • “Caleidoscópio”, por Fabio Viera 

      Viera, Fabio Alejandro (2024) [Contribución a revista]
      Arte visual e textual que refletem o período de calamidade pública em várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
    • Dados: recursos determinantes para resposta às emergências climáticas 

      Wendt, Lucas George; Silva, Fabiano Couto Corrêa da (2024) [Contribución a revista]
      Aponta a importância da gestão de sistemas integrados, de dados técnicos e científicos, para a prevenção de desastres e uso em situações de emergência climática, bem como estabelecimento de políticas públicas.
    • Desafios e Perspectivas nos 10 anos de Licenciatura em Educação do Campo na UFRGS 

      Hoffmann, Marilisa Bialvo (2024) [Contribución a revista]
      Comemora o aniversário do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na UFRGS, com um panorama sobre a sua criação, o seu projeto pedagógico e os desafios nos dez anos.
    • Elon Musk e capitalismo desterritorializado 

      Pelicciolli, Patrick Deconto (2024) [Contribución a revista]
      À luz da psicologia, analisa a maneira como o capitalismo desterritorializado afeta os Estados nacionais, por meio do caso entre Elon Musk e a institucionalidade brasileira.
    • “Enquanto Houver Nós”, por Fabio Alejandro Viera 

      Viera, Fabio Alejandro (2024) [Contribución a revista]
      Expressão em texto e imagem sobre o período da enchente que afetou várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
    • Uma hora a mais no ENEM realmente ajuda? 

      Malcon, Lui Martins Costa (2024) [Contribución a revista]
      Trata dos problemas enfrentados por pessoas com transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) ao realizarem Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Também, aborda se as acomodações existentes são eficazes.
    • “Mercado público”, por Fabio Viera 

      Viera, Fabio Alejandro (2024) [Contribución a revista]
      Texto e ilustração retratam a enchente de 2024 no Centro de Porto Alegre, área do Mercado Público. Por Fabio Alejandro Viera, estudante de História da Arte/UFRGS.
    • Movimento de plataformização do trabalho docente 

      Vieira, Maura Jeisper Fernandes; Rocha, Cristianne Maria Famer (2024) [Contribución a revista]
      Aborda a atuação de profissionais nas plataformas digitais disponíveis na internet, especialmente dos professores, inseridos na cultura do empreendedorismo, e a consequente precarização do trabalho e perda de conquistas.
    • A nova rotulagem de alimentos no ensino básico 

      Machado, Eduarda Delatorres; Venzke, Janaina Guimarães; Scarparo, Ana Luiza; Grehs, Carolina Costa Cabral da Costa Silva; Ramos, Maurem (2024) [Contribución a revista]
      Aborda a educação alimentar nas escolas, por meio do ensino do significado da rotulagem dos alimentos.
    • “Tanque anfíbio”, por Fabio Viera 

      Viera, Fabio Alejandro (2024) [Contribución a revista]
      Expressão artística relacionada ao período de fortes chuvas e enchentes que afetou várias cidades do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
    • Uso de medicamentos por pessoas em situação de rua 

      Wink, Júlia Renner; Spalding, Sílvia Maria; Dal Pizzol, Tatiane da Silva (2024) [Contribución a revista]
      Apresenta dados de pesquisa realizada com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre, em Porto Alegre, boa parte em situação de rua, sobre sua saúde e medicação. Ainda, aponta a falta de assistência ...