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dc.contributor.advisorAlcântara, Celina Nunes dept_BR
dc.contributor.authorMiranda, Manuela da Fonsecapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T04:00:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202441pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação é resultado de uma pesquisa sobre possíveis metodologias denegridoras no ensino das artes cênicas na Educação Social, a partir das práticas da autora, artista e educadora social Manuela Miranda. Apresento, nesse trabalho, relatos de atividades feitas com educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) entre 7 e 15 anos de idade, residentes do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. O embasamento teórico e conceitual dessa pesquisa caminha entre os campos das artes cênicas, filosofia, sociologia e assistência social. Termos como identidades, negritude, performatividade, corporeidade, afroperspectividade, ubuntu, pedagogia crítica, são alguns dos conceitos apresentados aqui, através de diversas autoras e autores, majoritariamente negros, para tecer reflexões acerca das ações pedagógicas. Narrativas contadas a partir do meu olhar de mulher negra que ao falar dessa pesquisa fala um pouco de si.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research on possible denigrating methodologies in scenic arts teaching in Social Education, based on the practices of author, artist and social educator Manuela Miranda. In this paper, I present reports of activities made with students of the Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) at ages of 7 and 15 years old, residents of the Bom Jesus neighborhood, in Porto Alegre. The theoretical and conceptual basis of this research walks between the fields of scenic arts, philosophy, sociology and social assistance. Terms such as identities, blackness, performativity, corporeality, afroperspectivity, ubuntu, critical pedagogy, are some of the concepts presented here, by several authors, mostly black, to weave reflections about pedagogical actions. Narratives told from my black woman's gaze that when talking about this research speaks a little about yourself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectDenigrateen
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectAfroperspectivityen
dc.subjectArt educationen
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectSocial educationen
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.titleCaminhos para denegrir a educação social a partir das artes cênicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107928pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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