Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:13:41Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20239pt_BR
dc.description.abstractNos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não diferindo significativamente do grupo de 1ª série. Tais achados favorecem a hipótese de atraso de desenvolvimento destas funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita.pt
dc.description.abstractIn the studies about the relationship between reading and writing difficulties and neuropsychological associated factors there are controversies around the hypotheses of a possible deviation or developmental delay. To analyze this polemic the present study compared the neuropsychological task performances of second grade children with reading and writing difficulties (n=14) with two groups: one contrasting reading and writing competence, but not age (n=15), and the other contrasting age, but not reading and writing competence (1st grade; n=9). The results showed that the scores of the second grade group with reading and writing difficulties were statistically lower to second grade children competent in reading and writing in phonological awareness, oral language and phonological memory, not differing significantly from the first grade group. Such findings favor the developmental delay hypothesis of these neuropsychological functions in children with reading and writing difficulties.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2006), p.153-162.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistúrbios da leiturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectReading and writing difficultiesen
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectDevelopmental dyslexiaen
dc.subjectPhonological processingen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectNeuropsychological functionsen
dc.titleFunções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escritapt_BR
dc.title.alternativeNeuropsychological functions in children with reading and writing difficulties en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000559238pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples