Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita
dc.contributor.author | Salles, Jerusa Fumagalli de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pimenta, Maria Alice de Mattos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-16T09:13:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-3772 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/20239 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos estudos sobre a relação entre dificuldades de leitura e escrita e fatores neuropsicológicos associados, controvérsias giram em torno de hipóteses de um possível desvio ou atraso de desenvolvimento. Para examinar esta polêmica, o presente estudo comparou o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças de 2ª série com dificuldades de leitura e escrita (n=14) com o de dois grupos: um contrastando competência de leitura e escrita, mas não idade (n=15) e outro contrastando idade, mas não competência de leitura e escrita (1ª série; n=9). Os resultados revelaram que o grupo de 2ª série, com dificuldade de leitura e escrita, apresentou escores estatisticamente inferiores aos do grupo de 2ª série competente em leitura e escrita em consciência fonológica, linguagem oral e memória fonológica, não diferindo significativamente do grupo de 1ª série. Tais achados favorecem a hipótese de atraso de desenvolvimento destas funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita. | pt |
dc.description.abstract | In the studies about the relationship between reading and writing difficulties and neuropsychological associated factors there are controversies around the hypotheses of a possible deviation or developmental delay. To analyze this polemic the present study compared the neuropsychological task performances of second grade children with reading and writing difficulties (n=14) with two groups: one contrasting reading and writing competence, but not age (n=15), and the other contrasting age, but not reading and writing competence (1st grade; n=9). The results showed that the scores of the second grade group with reading and writing difficulties were statistically lower to second grade children competent in reading and writing in phonological awareness, oral language and phonological memory, not differing significantly from the first grade group. Such findings favor the developmental delay hypothesis of these neuropsychological functions in children with reading and writing difficulties. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2006), p.153-162. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Distúrbios da leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Reading and writing difficulties | en |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Developmental dyslexia | en |
dc.subject | Phonological processing | en |
dc.subject | Neuropsicologia | pt_BR |
dc.subject | Neuropsychological functions | en |
dc.title | Funções neuropsicológicas em crianças com dificuldades de leitura e escrita | pt_BR |
dc.title.alternative | Neuropsychological functions in children with reading and writing difficulties | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000559238 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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