Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Carolina Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Emanueli Decezaropt_BR
dc.date.accessioned2019-12-07T04:05:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202392pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas de matemática, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Fundamental. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o planejamento utilizando aprendizagens ativas como o uso de vídeos e plataformas de ensino. Desta forma, o aluno poderá desenvolver hábitos de pensamentos matemáticos coerentes com o avanço da ciência, compreendendo e formando os conceitos desejados. A metodologia utilizada é considerada como estudo de caso, investigando o uso de metodologias ativas no ensino da matemática em que o professor/pesquisador pode concluir e analisar o desempenho dos alunos. Esse tipo de aprendizagem ativa tem se mostrado de grande valia, pois, através delas, os alunos conseguem praticar o que é aprendido, associando conteúdos como álgebra e geometria, mudando assim a visão do aluno e desmistificando a concepção de que conteúdos matemáticos não servem para nada e de que nunca serão utilizados em suas vidas. Para a realização desta aplicação foi efetuado um estudo prévio da Plataforma Khan Academy, para melhor compreensão do seu dinamismo, sendo assim, ela foi inserida como ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de um 8º ano de uma escola pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. Contudo, o ensino utilizado nesta aplicação é considerado ativo, ou seja, o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, podendo assim, melhor compreender os conteúdos ministrados. Ao final desta aplicação ficou nítido o entusiasmo dos alunos ao fazerem uso de ferramentas digitais, saindo da concepção de uma aula normal com o uso de quadro e giz.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to insert technological tools in math classes, associating digital content and resources in elementary school. Through these resources, the teacher can put planning into action using active learning such as the use of videos and teaching platforms. In this way, the student can develop habits of mathematical thinking consistent with the advancement of science, understanding and forming the desired concepts. The methodology used is considered as a case study, because it is from the use of active learning in mathematics teaching that the teacher / researcher can conclude and analyze the students' performance. This type of learning has proved to be of great value, because through them, students can practice what is learned, associating content such as algebra and geometry, thus changing the student's view and demystifying the conception that mathematical content serves no purpose. and that they will never be used in their lives. For the implementation of this application, a preliminary study of the Khan Academy Platform was performed to better understand its dynamism. Therefore, it was inserted as a fundamental tool in the teaching and learning process of 8th grade students from a public school located in the interior. However, the teaching used in this application is considered active, that is, the student is the protagonist of their learning, thus being able to better understand the contents taught. At the end of this application the enthusiasm of the students to make use of digital tools became clear, going from the conception of a normal class using chalk and chalk.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAlgebraic calculationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectActive learningen
dc.subjectCálculopt_BR
dc.subjectKhan Academyen
dc.subjectMathematicsen
dc.titleNovas tecnologias e aprendizagem ativa : uma proposta didática para o ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106392pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples