A atividade “Magia ou Ciência?” do evento UFRGS - Portas Abertas 2018 : uma análise do grau de participação dos visitantes
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Neste trabalho apresenta-se a análise sobre uma atividade de natureza experimental realizada no evento Portas Abertas 2018 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), intitulada “Magia ou Ciência?” conduzida por alunos da disciplina de Estágio de Docência em Ensino de Química II–C, do curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Neste evento, seis atividades experimentais (O caldeirão mágico, Revelação com amido de milho, Relógio de Iodo, Pasta de dente de elefante, Teste de chama e Rea ...
Neste trabalho apresenta-se a análise sobre uma atividade de natureza experimental realizada no evento Portas Abertas 2018 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), intitulada “Magia ou Ciência?” conduzida por alunos da disciplina de Estágio de Docência em Ensino de Química II–C, do curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Neste evento, seis atividades experimentais (O caldeirão mágico, Revelação com amido de milho, Relógio de Iodo, Pasta de dente de elefante, Teste de chama e Reação do Semáforo) foram apresentadas aos visitantes, que interagiam com os moderadores através de perguntas feitas sobre as práticas conduzidas. No total, mais de 100 pessoas participaram da atividade. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é analisar as perguntas realizadas pelos visitantes da atividade "Magia ou Ciência?” do Portas Abertas 2018 e classificá-las enquanto perguntas informativas ou investigativas, para avaliar o grau de participação dos visitantes na atividade. As perguntas propostas pelos alunos foram registradas com uso de um gravador de áudio e um diário de campo para serem analisadas conforme as categorias já propostas na literatura da área. Os resultados apontam que as atividades “O caldeirão mágico”, “Pasta de dente de elefante”, “Teste de chama” e “Reação do semáforo” foram as demonstrações que possibilitaram maior envolvimento dos visitantes e maior realização de perguntas. De forma geral, houve um predomínio de perguntas do tipo informativas pertencentes às categorias de explicação causal e descrição. Ao mesmo tempo, destaca-se que foi obtido um número satisfatório de perguntas investigativas de predição. ...
Abstract
This work presents the analysis of an activity of an experimental nature held at the Open Doors 2018 event of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), entitled "Magic or Science?" conducted by students of the Teaching Internship in Teaching Chemistry II-C, of the undergraduate course in Chemistry of UFRGS. In this event, six experimental activities (The Magic Cauldron, Maize Starch Disclosure, Iodine Clock, Elephant Tooth Paste, Flame Test and Semaphore Reaction) were presented to t ...
This work presents the analysis of an activity of an experimental nature held at the Open Doors 2018 event of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), entitled "Magic or Science?" conducted by students of the Teaching Internship in Teaching Chemistry II-C, of the undergraduate course in Chemistry of UFRGS. In this event, six experimental activities (The Magic Cauldron, Maize Starch Disclosure, Iodine Clock, Elephant Tooth Paste, Flame Test and Semaphore Reaction) were presented to the visitors, who interacted with the moderators through questions asked about practices. In total, more than 100 people participated in the activity. Therefore, the objective of the present work is to analyze the questions asked by the visitors of the activity "Magic or Science?" Of Open Doors 2018 and classify them as informative or investigative questions, to evaluate the degree of participation of visitors in the activity. The questions proposed by the students were recorded using an audio recorder and a field diary to be analyzed according to the categories already proposed in the area literature. The results indicate that the activities "The magic cauldron", "Toothpaste elephant "," flame test "and" traffic light reaction "were the demonstrations that allowed for greater involvement of visitors and greater questioning. In general, there was a predominance of informative questions belonging to the categories of causal explanation and description. At the same time, it is noted that a satisfactory number of investigative questions of prediction were obtained. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
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TCC Química (614)
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