Sobre a escolha dos conteúdos e metodologias no estágio de docência de Educação Física no Ensino Fundamental : um relato de experiência
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo descritivo com abordagem qualitativa configura-se em um relato de experiência, elaborado a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio de Docência de Educação Física no Ensino Fundamental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio caracteriza-se por ser uma atividade de ensino obrigatória do currículo, com carga horária de 150 horas. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência no estágio de docência de educação física no ensino fundamental, ...
O presente estudo descritivo com abordagem qualitativa configura-se em um relato de experiência, elaborado a partir das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio de Docência de Educação Física no Ensino Fundamental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estágio caracteriza-se por ser uma atividade de ensino obrigatória do currículo, com carga horária de 150 horas. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência no estágio de docência de educação física no ensino fundamental, os conteúdos desenvolvidos, a avaliação do processo de ensino-aprendizagem e as dificuldades e facilidades encontradas. Desde o início do estágio, tive o desejo de trabalhar com os alunos uma maior diversidade de conteúdos, a fim de dinamizar as aulas, apresentar aos alunos um maior repertório da cultura corporal de movimento e desenvolver as habilidades motoras da forma mais expressiva e diversificada possível. Nesse sentido, escolhi três unidades didáticas para trabalhar: a ginástica básica, os jogos desportivos coletivos e o atletismo. O conteúdo de jogos desportivos coletivos foi o que senti mais dificuldade de planejar as aulas e manter uma progressão, bem como nem sempre tive resultados satisfatórios. O conteúdo de atletismo foi o que senti mais facilidade de planejar as aulas e manter uma progressão, assim como as atividades ocorreram de forma mais organizada sequencialmente. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem ocorreu na maior parte do tempo por meio da observação, com o intuito de avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras dos alunos e analisar se as atividades estavam sendo procedidas de forma eficiente, isto é, se os critérios de êxito eram alcançados. Por fim, percebi que trabalhar com três conteúdos diferentes no estágio foi uma experiência um tanto enriquecedora para minha formação, mas também norteada de vários desafios. O tempo distribuído para cada conteúdo não foi uniforme, as aulas de jogos desportivos coletivos teve um pouco mais de erros do que de acertos, a ginástica foi boa em uma etapa e nem tão boa em outra, e o atletismo foi o conteúdo no qual me organizei melhor, as aulas como um todo foram mais eficientes. Entretanto, essas três experiências proporcionaram um bom desenvolvimento das habilidades motoras nos alunos. ...
Abstract
The present descriptive study with a qualitative approach is based on an experience report, elaborated from the experiences lived in the discipline of Teaching Internship of Physical Education in Elementary School of the Federal University of Rio Grande do Sul. The internship is characterized by being an obligatory teaching activity of the curriculum, with a workload of 150 hours. The objective of this work is to report the experience in the teaching of physical education in elementary educatio ...
The present descriptive study with a qualitative approach is based on an experience report, elaborated from the experiences lived in the discipline of Teaching Internship of Physical Education in Elementary School of the Federal University of Rio Grande do Sul. The internship is characterized by being an obligatory teaching activity of the curriculum, with a workload of 150 hours. The objective of this work is to report the experience in the teaching of physical education in elementary education, the content developed, the evaluation of the teaching-learning process and the difficulties and facilities found. From the beginning of the internship, I wanted to work with the students in a greater diversity of contents, in order to dynamize the classes, to present to the students a greater repertoire of the body culture of movement and to develop the motor skills in the most expressive and diversified way possible. In this sense, I chose three didactic units to work: basic gymnastics, collective sports games and athletics. The content of collective sports games was the one that I felt the most difficult to plan the classes and maintain a progression, and I did not always have satisfactory results. The content of athletics was what made it easier to plan the classes and maintain a progression, just as the activities occurred in a more organized way sequentially. The assessment of the teaching-learning process occurred most of the time through observation, in order to evaluate the development of the students’ motor skills and to analyze if the activities were being carried out in an efficient way, that is, if the criteria of achieved. Finally, I realized that working with three different content in the internship was a somewhat enriching experience for my training, but also guided by various challenges. The time distributed for each content was not uniform, the classes of collective sports games had a little more mistakes than correct, gymnastics was good in one step and not so good in another, and athletics was the content in which I I organized better, classes as a whole were more efficient. However, these three experiences provided a good development of motor skills in students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License