Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Carolina Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Janice Cruz dept_BR
dc.date.accessioned2019-11-30T04:06:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202194pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo a investigação de aplicativos disponíveis na plataforma Android, que possam ser utilizados para o ensino de Geografia. A pesquisa foi feita em duas etapas, a primeira com foco na concepção de Geografia, de ensino de geografia, de professor e de tecnologias na educação. Na segunda etapa, com ênfase na análise dos dados. Nesta etapa, o foco foi a pesquisa por palavras-chave em repositório digital (App Store) e elaboração de tabela contendo os resultados. Posteriormente a elaboração de uma segunda tabela contendo a seleção de aplicativos de acordo com conteúdos trabalhados na disciplina. Nesta etapa, também realizou-se o uso do aplicativo Quiz: Jogo do Logotipo em sala de aula, e posterior criação de jogos geográficos com os alunos. A análise demonstrou que os aplicativos perpetuam metodologias guiadas por concepções de ensino baseadas na memorização e fragmentação do conhecimento. Cabe ao professor incluir as novas tecnologias para enriquecer as aulas, trazendo caráter interativo e instigante em sua didática.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to investigate applications available on the Android platform that can be used for teaching geography. The research was carried out in two stages, the first focusing on the conception of geography, geography teaching, teacher and technologies in education. In the second stage, with emphasis on data analysis. In this stage, the focus was the search for keywords in digital repository (App Store) and table elaboration containing the results. Subsequently the elaboration of a second table containing the selection of applications according to contents worked in the discipline. In this stage, the Quiz: Logo Game application was also used in the classroom, and subsequent creation of geographic games with the students. The analysis showed that applications perpetuate methodologies guided by teaching concepts based on memorization and fragmentation of knowledge. It is up to the teacher to include new technologies to enrich the classes, bringing interactive and thought-provoking character in their didactics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeaching Geographyen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectApplicationsen
dc.titleAplicativos educacionais disponíveis na plataforma Android : recursos pedagógicos no ensino de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001106393pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem