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dc.contributor.advisorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Nalin Ferreira dapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-14T03:55:44Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201776pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta como problema de pesquisa: como os recursos do Information Commons podem ser aplicados pelas Bibliotecas Universitárias de Instituições de Ensino Públicas Federais e Estaduais para o desenvolvimento científico e social através do suporte à pesquisa e a inovação pela comunidade acadêmica e para a sociedade? A partir deste problema, adota-se como objetivo geral verificar as possibilidades de utilização dos recursos do Information Commons nas Bibliotecas Universitárias de Instituições Públicas Federais e Estaduais através do suporte à pesquisa e à inovação para o desenvolvimento científico e social da comunidade acadêmica e da sociedade. O referencial teórico aborda as questões: inclusão e exclusão digital na Sociedade da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem, Teoria histórico-cultural de Vygotsky e os novos usuários da Biblioteca Universitária, um panorama histórico sobre o desenvolvimento da universidade, a função social da Biblioteca Universitária e o conceito de Information Commons. A pesquisa é qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, baseada em Estudo de Caso, o instrumento para coleta de dados é a entrevista semiestruturada. O contexto deste estudo são três Bibliotecas Universitárias de universidades públicas federais e estaduais, que se aproximam do conceito de Information Commons. A partir dos recursos e serviços encontrados, como produto desta dissertação, foram criados um site e um perfil em rede social para registro e disseminação destas iniciativas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents as a research problem: how Information Commons resources can be applied by the Academic Libraries of Federal and State Public Education Institutions for scientific and social development through the support of research and innovation by the academic community and society? From this problem, the general objective is to verify the possibilities of using Information Commons resources in the Academic Libraries of Federal and State Public Institutions by supporting research and innovation for the scientific and social development of the academic community and society. The theoretical framework covers the issues: digital inclusion and exclusion in the Information Society, Knowledge and Learning, Vygotsky's Historical-Cultural Theory and the new users of the Academic Library, a historical overview of the University's development, the social function of the Academic Library and the concept of Information Commons. The research is qualitative, with exploratory and descriptive approach, based on Case Study, the instrument for data collection is the semi-structured interview. The research context are three Academic Libraries of federal and state public universities, which approach the concept of Information Commons. From the resources and services found, as a product of this dissertation, a website and a social network profile were created to record and disseminate these initiatives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcademic Libraryen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectInformation Commonsen
dc.subjectCompartilhamento de informaçãopt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiesen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.titleO Information Commons nas bibliotecas universitárias brasileiras : suporte à pesquisa e à inovação para o desenvolvimento científico e socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001105020pt_BR
dc.degree.grantorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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