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dc.contributor.advisorPaula, Istefani Carísio dept_BR
dc.contributor.authorFarias, Jéssicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T03:50:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201408pt_BR
dc.description.abstractO Plano de Saúde é a base para a execução, o acompanhamento e a avaliação da gestão do sistema público de saúde. A partir da análise da inserção do serviço de Assistência Farmacêutica (AF) no Plano Municipal de Saúde do Município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi constatado o fraco predomínio de seu planejamento. Do total de 65 metas apresentadas, apenas uma estava relacionada ao serviço em específico. O conteúdo desta meta sugere o uso de dados para a avaliação e tomada de decisões como parte do seu gerenciamento. Como resultado, a gestão do serviço apresentou no Relatório de Gestão de 2018 um quadro contendo 36 indicadores. Estes foram avaliados através de critérios de qualidade sugeridos na literatura, e utilizados de base para o desenvolvimento de um Quadro Mínimo de Indicadores (QMI). Além disso, foram considerados os dados levantados através de entrevistas com profissionais do serviço no município e definição de valor por etapa do ciclo. O presente trabalho trouxe clareza aos procedimentos usados na proposição de indicadores de desempenho, bem como contribuiu com a definição de um QMI para ser utilizado no gerenciamento, na elaboração do planejamento da AF no Município de Porto Alegre e como apoio a outros municípios na organização de seus próprios indicadores.pt_BR
dc.description.abstractHealth Plan is the foundation for the execution, monitoring and valuation of the public health system management. After the analysis of Pharmaceutical Assistance (FA) occurrence in Porto Alegre’s Health Municipal Plan, municipality of the state Rio Grande do Sul, it was verified a poor related planning. Only one, out of 65 goals, was related to the service by suggesting the use of data to evaluation and decision-making as part of the FA management. As a result, a chart containing 36 indicators was presented in the Management Report of 2018. The indicators were evaluated through quality criteria suggested in literature and used as a development basis of a Minimum Indicators Chart (QIC). Additionally, it was considered the data collected from interviews with professionals from the municipality service and a value definition by each cycle stage. The following study has brought clarity to the procedures used in the performance indicators proposal and contributed with a definition of a QIC to be used in the service management, as well as a guideline for the elaboration of the PA planning in the municipality of Porto Alegre, and to support others municipalities on organizing their own indicators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectPharmaceutical assistanceen
dc.subjectAssistência farmacêuticapt_BR
dc.subjectIndicatorsen
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectPublic health systemen
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.titleAnálise de indicadores de desempenho do processo de assistência farmacêutica no município de Porto Alegre e definição de quadro mínimo de indicadorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104696pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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