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dc.contributor.advisorCortimiglia, Marcelo Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorWieczorek, Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T03:50:14Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201402pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho relata um estudo de caso em uma universidade federal pública para compreender fatores que permeiam a implementação de artefatos digitais no ensino. Foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas priorizando diferentes pontos de vista: estratégico, tático, operacional (professor) e do cliente (aluno), utilizou-se a percepção da existência de diferentes níveis de maturidade digital entre os cursos da instituição de ensino para a escolha dos professores e alunos entrevistados. Assim, foram mapeados artefatos digitais implementados/utilizados, bem como as ações de incentivo para sua criação e/ou implementação, o valor agregado por esses artefatos no processo educativo e as barreiras para sua implementação. Concluiu-se que a implementação de artefatos digitais de forma desorganizada e superficial não garante melhorias para o processo de ensino, sendo essa garantia só obtida com mudanças mais profundas na organização, em termos de cultura e estratégia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleA implementação de artefatos digitais em universidade federal púbica brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLeso, Bernardo Henriquept_BR
dc.identifier.nrb001104677pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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