Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKliemann Neto, Francisco Josept_BR
dc.contributor.authorBochi Junior, Ivanor Paulopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-05T03:49:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/201368pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, o método do Custeio Baseado em Atividades (ABC) é aplicado a duas escolas de educação infantil no município de Porto Alegre. Discute-se, inicialmente, a atual capacidade de atendimento dos setores público e privado nesse serviço, bem como a necessidade de adoção de ferramentas mais precisas para mensurar os custos de serviços, especialmente em um ambiente de demanda decrescente em virtude de uma baixa taxa de natalidade. Em seguida, levanta-se bibliografia referente a serviços educacionais, princípios e métodos de custeio. Após a aplicação do método em ambas as escolas, traz-se a comparação dos resultados e discussões pertinentes à saúde financeira e à adequação do método proposto aos ambientes público e privado. Tais resultados apontam para um melhor uso dos recursos no ambiente privado em relação à Prefeitura e para a necessária implementação de um banco de dados que centralize informações de forma a possibilitar análises gerenciais e tomadas de decisão no ambiente público.pt_BR
dc.description.abstractIn this article the Activity-Based Costing (ABC) Method is applied in two primary schools in the city of Porto Alegre. First, the capacity of the public and private sectors to provide this service is discussed, as well as the need to adopt more precise tools to measure service costs, especially in an environment of decreasing demand due to a low birth rate. Next, a review on educational services, principles and methods of costing is presented. After the application of the method in both schools, a comparison of the results and discussions pertinent to the financial health and the suitabily of the proposed method to the public and private sectors is presented. These results point to a better use of the resources in the private sector in comparison to the City Hall and to the necessary implementation of a database capable of centralize information in order to allow managerial analysis and decision making in the public sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActivity-based costing methoden
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectCusteio baseado em atividadespt_BR
dc.subjectIndirect costsen
dc.subjectCustos indiretospt_BR
dc.subjectPrimary schoolen
dc.titleCustos de escolas de educação infantil em Porto Alegre pelo método ABC : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104691pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples