Teatro de animação e tecnologias : um olhar a partir da Interface sobre o trabalho de algumas companhias do Rio Grande do Sul
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho, fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), articula duas temáticas centrais: o Teatro de Animação contemporâneo e as tecnologias. A partir de entrevistas com artistas criadores e análise de acervos de algumas companhias – Cia. Caixa do Elefante, Cia. Lumbra, Grupo de Pernas Pro Ar e Grupo Fuzuê Teatro de Animação – busca compreender como estes sistematizam e dão senti ...
O presente trabalho, fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), articula duas temáticas centrais: o Teatro de Animação contemporâneo e as tecnologias. A partir de entrevistas com artistas criadores e análise de acervos de algumas companhias – Cia. Caixa do Elefante, Cia. Lumbra, Grupo de Pernas Pro Ar e Grupo Fuzuê Teatro de Animação – busca compreender como estes sistematizam e dão sentido ao uso de tecnologias nas suas obras, especialmente na construção de bonecos e outras formas animadas, de elementos de cenografia e na criação de técnicas, artefatos, dispositivos e arranjos originais para atender às demandas específicas do seu processo criador. Uma questão inicial, compartilhada e dialogada com estes artistas, norteou a pesquisa e sua metodologia: Qual o sentido de tecnologia(s) no campo do Teatro de Animação e como esta(s) se relaciona(m) com as suas práticas contemporâneas? Esta questão foi a motivadora para a construção de um olhar sobre os modos como os criadores do Teatro de Animação pensam a tecnologia nos seus processos de composição da cena na atualidade: na relação com o objeto animado, com o espectador, na sistematização de conhecimentos tecnológicos dentro de cada trabalho, na formação do artista bonequeiro, bem como de sentidos metafóricos da relação entre o humano e o inumano. Buscamos, por fim, através do aproveitamento do conceito de “Interface” encontrar um “elo” para essa polissemia de sentidos propostos, que fomentam o diálogo sobre tradição e inovação na cena do Teatro de Animação, e problematizam o que afinal constitui sua contemporaneidade. ...
Abstract
This work, the result of master's research developed in the Postgraduate Program in Performing Arts (PPGAC) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), articulates two central themes: the Contemporary Animation Theater and the technologies. From interviews with creative artists and analysis of collections of some companies – Cia. Caixa do Elefante, Cia. Lumbra, De Pernas Pro Ar Group and Fuzuê Group Animation Theater – seeks to understand how they systematize and give meaning to the ...
This work, the result of master's research developed in the Postgraduate Program in Performing Arts (PPGAC) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), articulates two central themes: the Contemporary Animation Theater and the technologies. From interviews with creative artists and analysis of collections of some companies – Cia. Caixa do Elefante, Cia. Lumbra, De Pernas Pro Ar Group and Fuzuê Group Animation Theater – seeks to understand how they systematize and give meaning to the use of technologies in his works, especially in the construction of puppets and other animated forms, of scenography elements and in the creation of original techniques, artifacts, devices and arrangements to meet the specific demands of his creative process. An initial question, shared and dialogued with these artists, guided the research and its methodology: What is the meaning of technology (s) in the field of Animation Theater and how do they relate to their contemporary practices? This question was the motivator for the construction of a look at the ways that the creators of Animation Theater think of technology in their processes of scene composition today: in the relationship with the animated object, with the viewer, in the systematization of technological knowledge. within each work, in the formation of the doll artist, as well as metaphorical meanings of the relationship between the human and the inhuman. Finally, we seek, through the use of the concept of "Interface" to find a "link" to this polysemy of proposed meanings, which foster the dialogue about tradition and innovation in the Animation Theater scene, and problematize what ultimately constitutes its contemporaneity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2874)Artes Cênicas (219)
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