Nós, professoras de dança : ensaio documental sobre a docência em Dança no Rio Grande do Sul
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O objetivo central do trabalho é mapear a docência em Dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul (RS), na busca de evidenciar possibilidades, limites e estratégias para o ensino de Dança na educação escolar. A base empírica da investigação é constituída por entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2015) com cinco professoras licenciadas em Dança atuantes nesse contexto. As profissionais foram selecionadas dentre as candidatas aprovadas em um concurso público para provimento ...
O objetivo central do trabalho é mapear a docência em Dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul (RS), na busca de evidenciar possibilidades, limites e estratégias para o ensino de Dança na educação escolar. A base empírica da investigação é constituída por entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH e BAUER, 2015) com cinco professoras licenciadas em Dança atuantes nesse contexto. As profissionais foram selecionadas dentre as candidatas aprovadas em um concurso público para provimento de vagas de Professor de Educação Básica, na disciplina Ensino de Arte – especificidade Dança, lançado pela Secretaria Estadual de Educação do RS em 2013. Em um processo colaborativo de criação e investigação, que envolveu uma comunidade de prática “a/r/tográfica” (SINNER et al., 2013), produziu-se um filme documentário, intitulado Nós, professoras de Dança, concomitantemente ao desenvolvimento da tese. Desse modo, o trabalho resulta de uma “bricolagem metodológica” (FORTIN, 2009) com foco na Pesquisa Narrativa (SOUZA, 2003) e na Pesquisa Educacional Baseada em Arte através da A/r/tografia (DIAS e IRWIN, 2013). Além das narrativas docentes, foram analisados diferentes documentos de processo (SALLES, 2015) gerados no decorrer da pesquisa. O arcabouço teórico das análises situa-se nos campos da Pedagogia e da Dança, compreendendo autores como Tardif e Lessard (2014), Freire (1977, 1989, 1993, 2011, 2013), Barreto (2008), Marques (1998, 2007, 2010) e Strazzacappa (2008, 2012), dentre outros cotejados ao estudo da legislação referente ao ensino de Artes no sistema escolar brasileiro. No estudo da docência em Dança na escola pública sul-rio-grandense, identifica-se a estreita relação entre a luta política empreendida por arte educadores pela inserção da Arte na Educação Básica e sua concretização nas práticas docentes cotidianas. Considera-se que, no contexto selecionado, a profissão docente em Dança é marcada pela inventividade e produção das profissionais que, ao investirem nas relações que permeiam seus locais de trabalho, desempenham um papel relevante, pois fundam o ensino de Dança nas escolas públicas estaduais sul-rio-grandenses. ...
Abstract
The main objective of this study is to map Dance education in the Rio Grande do Sul (RS) state schools in order to present the possibilities, limitations and strategies for including Dance as a school subject. The empirical base used for this investigation involved narrative interviews (JOVCHELOVITCH and BAUER, 2015) with five Dance teachers who work in that context. They were selected among the candidates who were approved in a civil service exam for basic education teachers in Art Education – ...
The main objective of this study is to map Dance education in the Rio Grande do Sul (RS) state schools in order to present the possibilities, limitations and strategies for including Dance as a school subject. The empirical base used for this investigation involved narrative interviews (JOVCHELOVITCH and BAUER, 2015) with five Dance teachers who work in that context. They were selected among the candidates who were approved in a civil service exam for basic education teachers in Art Education – Dance held in 2013 by the Rio Grande do Sul State Secretariat for Education. In a collaborative creative and investigative process which involved a community of “a/r/tographic” practice (SINNER et al., 2013), a documentary film entitled Nós, professoras de Dança (We, Dance teachers) was produced simultaneously with the development of the thesis. The work presented here is, therefore, the result of a “methodological bricolage” (FORTIN, 2009), which is focused on Narrative Research (SOUZA, 2003) and Arts Based Educational Research through A/r/tography (DIAS e IRWIN, 2013). Besides the teachers' narratives, different types of process documentation (SALLES, 2015) generated during research were analyzed. The theoretical framework for the analyses presented here integrates the fields of Pedagogy and Dance, including authors such as Tardif and Lessard (2014), Freire (1977, 1989, 1993, 2011, 2013), Barreto (2008), Marques (1998, 2007, 2010), and Strazzacappa (2008, 2012), among others, all collated to the study of Art education laws in the Brazilian education system. The study of Dance education in the Rio Grande do Sul state schools indicates a close relationship between the Art teachers' political struggle to include Art as a subject in curriculum of basic education and how this subject is actually taught. Within the selected context, Dance education is marked by the professionals' creativity and resourcefulness, who by investing in their workplace relationships play an essential role to establish Dance education in the Rio Grande do Sul state schools. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2874)Artes Cênicas (219)
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