De um guia prático para viver na zona a um manual do condutor de carrinho de papeleiro : saberes, experiências e colaborações em arte
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Date
2019Author
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Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa parte de uma imersão do autor na região da Avenida Farrapos, em Porto Alegre, para viver o cotidiano do lugar através de caminhadas e pausas. Considerando a noção de experiência proposta por Jorge Larrosa e John Dhewey, o artista, com a fotografia, passa a se relacionar com pessoas do lugar. O que era caminhada se transforma em pausa. O foco da pesquisa muda do lugar para as pessoas e os saberes da experiência vivida. Dentro da perspectiva das soluções de “forma-conteúdo” (M ...
A presente pesquisa parte de uma imersão do autor na região da Avenida Farrapos, em Porto Alegre, para viver o cotidiano do lugar através de caminhadas e pausas. Considerando a noção de experiência proposta por Jorge Larrosa e John Dhewey, o artista, com a fotografia, passa a se relacionar com pessoas do lugar. O que era caminhada se transforma em pausa. O foco da pesquisa muda do lugar para as pessoas e os saberes da experiência vivida. Dentro da perspectiva das soluções de “forma-conteúdo” (Milton Santos) e “plagiocombinação” (Tom Zé), o artista passa a aprender os códigos, gambiarras e arranjos desse lugar que é a Zona Farrapos (zona como região, zona de meretrício, zona de bagunça). Tais saberes dão forma a um Guia Prático para Viver na Zona e a uma transformação metodológica da pesquisa, a qual passa a ser desenvolvida a partir da colaboração com dois papeleiros de Porto Alegre: Jacson e seu Antônio. A pesquisa reflete sobre o que é estar e fazer junto. Um estar e fazer que mistura realidades distindas como as do artista e dos papeleiros. Pensa sobre as possibilidades colaborativas em arte e de que forma a presença do outro como propositor mobiliza territórios poéticos que borram os limites da arte ou não-arte e suas relações com o campo social e a cidade contemporânea. ...
Abstract
This research starts from an immersion of the author in the region of Avenida Farrapos, in Porto Alegre, to live the daily life of the place through walks and breaks. Considering the notion of experience proposed by Jorge Larrosa and John Dhewey, the artist, with photography, starts to relate to local people. What was walking turns into a break. The focus of the research shifts from place to people and the knowledge of the lived experience. From the perspective of the solutions of “form-content ...
This research starts from an immersion of the author in the region of Avenida Farrapos, in Porto Alegre, to live the daily life of the place through walks and breaks. Considering the notion of experience proposed by Jorge Larrosa and John Dhewey, the artist, with photography, starts to relate to local people. What was walking turns into a break. The focus of the research shifts from place to people and the knowledge of the lived experience. From the perspective of the solutions of “form-content” (Milton Santos) and “plagiocombination” (Tom Zé), the artist learns the codes and arrangements of this place, which is Zona Farrapos (zone as region, zone of prostitution, zone of mess). Such knowledge forms a Practical Guide to Live in Zone and a methodological transformation of research, which is developed from the collaboration with two Porto Alegre recyclers: Jacson and Antônio. This work reflects on what it is to be and do together. A being and doing that mixes different realities such as those of the artist and the recyclers. It thinks about the collaborative possibilities in art and how the presence of the other as a proposer mobilizes poetic territories that blur the boundaries of art or non-art and their relations with the social field and the contemporary city. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Collections
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Visual Arts (473)
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