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Que jogo é esse? de uma caixa de brinquedos à espacialidade do desenho
dc.contributor.advisor | Corona, Marilice Villeroy | pt_BR |
dc.contributor.author | Valle, Leonardo Castilhos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-23T03:51:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200910 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa parte de um questionamento acerca do meu processo em desenho, no qual me pergunto como posso encarar o meu próprio trabalho como um jogo construtivo de espacialidades a partir de brinquedos, pequenos objetos, miniaturas e referências que venho utilizando desde 2014. A pesquisa me leva, então, a buscar novos suportes, como paredes e superfícies magnéticas para que os desenhos e imagens possam ser descompostos como peças manipuláveis dentro de um jogo, e de que modo a espacialidade se transforma quando mudo o suporte e utilizo a linguagem da colagem como estratégia de apropriação e manipulação dos objetos. Para tanto, será importante as considerações de Gadamer (1985) e Huizinga (2003) sobre a estruturação do pensamento lúdico na arte, a pesquisa de Flávio Gonçalves (1994, 2009, 2013) acerca das operações a partir dos documentos de trabalho, e as considerações de Tassinari (2001) sobre os regimes de espacialidade transformados pela colagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The given research starts from a questioning towards my own drawing process, in which I ask myself how can I face my own work as a constructive game of spatiality with toys, small objects, miniatures and references that I have been using since 2014. The analysis takes me to the research of new medias, like walls and magnetic surfaces, so the drawing and images can be decomposed like manipulable pieces inside of a game. And in which way is the spatiality transformed when I change the media and use a collage language as the appropriation strategy for object handling. Thereunto, were used the analysis brought by Gadamer (1985) and Huizinga (2003) about the structure of the ludic thinking in art, Flávio Gonçalves' (1994, 2009, 2013) research about work documents process, and Tassinari (2001) considerations about the spatiality regimes transformed by collage. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Drawing | en |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Play | en |
dc.subject | Espacialidade | pt_BR |
dc.subject | Spatiality | en |
dc.subject | Process | en |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ludic | en |
dc.subject | Processo de criação | pt_BR |
dc.subject | Colagem | pt_BR |
dc.title | Que jogo é esse? de uma caixa de brinquedos à espacialidade do desenho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001104689 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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