Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorona, Marilice Villeroypt_BR
dc.contributor.authorValle, Leonardo Castilhospt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T03:51:49Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200910pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte de um questionamento acerca do meu processo em desenho, no qual me pergunto como posso encarar o meu próprio trabalho como um jogo construtivo de espacialidades a partir de brinquedos, pequenos objetos, miniaturas e referências que venho utilizando desde 2014. A pesquisa me leva, então, a buscar novos suportes, como paredes e superfícies magnéticas para que os desenhos e imagens possam ser descompostos como peças manipuláveis dentro de um jogo, e de que modo a espacialidade se transforma quando mudo o suporte e utilizo a linguagem da colagem como estratégia de apropriação e manipulação dos objetos. Para tanto, será importante as considerações de Gadamer (1985) e Huizinga (2003) sobre a estruturação do pensamento lúdico na arte, a pesquisa de Flávio Gonçalves (1994, 2009, 2013) acerca das operações a partir dos documentos de trabalho, e as considerações de Tassinari (2001) sobre os regimes de espacialidade transformados pela colagem.pt_BR
dc.description.abstractThe given research starts from a questioning towards my own drawing process, in which I ask myself how can I face my own work as a constructive game of spatiality with toys, small objects, miniatures and references that I have been using since 2014. The analysis takes me to the research of new medias, like walls and magnetic surfaces, so the drawing and images can be decomposed like manipulable pieces inside of a game. And in which way is the spatiality transformed when I change the media and use a collage language as the appropriation strategy for object handling. Thereunto, were used the analysis brought by Gadamer (1985) and Huizinga (2003) about the structure of the ludic thinking in art, Flávio Gonçalves' (1994, 2009, 2013) research about work documents process, and Tassinari (2001) considerations about the spatiality regimes transformed by collage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectDrawingen
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectPlayen
dc.subjectEspacialidadept_BR
dc.subjectSpatialityen
dc.subjectProcessen
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectLudicen
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectColagempt_BR
dc.titleQue jogo é esse? de uma caixa de brinquedos à espacialidade do desenhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001104689pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples