Variáveis preditoras do desempenho motor em crianças com e em risco do transtorno do desenvolvimento coordenativo
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Crianças com Transtorno do Desenvolvimento Coordenativo (TDC), apresentam aquisição tardia de marcos motores fundamentais e os escores em habilidades motoras, em geral, substancialmente abaixo do esperado para a idade, são crianças com ausência de doenças neurológicas ou retardo mental, que justifiquem as dificuldades motoras. O TDC é um dos distúrbios motores mais comuns e afeta aproximadamente 6% das crianças em idade escolar e tende afetar o desnvovimento de forma global, sendo que crianças ...
Crianças com Transtorno do Desenvolvimento Coordenativo (TDC), apresentam aquisição tardia de marcos motores fundamentais e os escores em habilidades motoras, em geral, substancialmente abaixo do esperado para a idade, são crianças com ausência de doenças neurológicas ou retardo mental, que justifiquem as dificuldades motoras. O TDC é um dos distúrbios motores mais comuns e afeta aproximadamente 6% das crianças em idade escolar e tende afetar o desnvovimento de forma global, sendo que crianças com TDC apresentam o autoconceito fragilizado, enfrentam muitas vezes a rejeição dos colegas, os quais lhes negam o ingresso e participação nas atividades esportivas, repercutindo em frustração e no isolamento social. O objetivo do estudo foi verificar as associações entre o Índice de Massa Corporal (IMC), percepção de competência (crianças, pais e professores) e coordenação corporal em crianças de 6 à 11 anos com desenvolvimento típico e com dificuldades motoras (crianças com TDC e em risco de TDC) e identificar as variáveis preditoras das dificuldades motoras nessas crianças. Participaram do estudo 282 crianças (148 do sexo masculino e 134 do sexo feminino), com idades compreendidas entre 6 a 11, 9 anos. Para divisão da amostra em crianças com o Desenvolvimento Típico (DT) e com Dificuldade Motora (DM) foi utilizado a Bateria de Avaliação do Desenvolvimento motor da criança Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2), após aplicação da bateria a amostra foi composta de 204 crianças com o DT e 78 com DM. Para a análise do estado nutricional o cálculo do índice de massa corporal categorizado conforme as curvas do Center Desease Control (CDC, 2005) foi utilizado. A Percepção de Competência (PC) foi verificada por meio do instrumento Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS), identificando a percepção de competência das crianças, pais e professores nas atividades de cuidados pessoais, atividades escolares e atividades recreacionais. Para a coordenação corporal a Bateria de testes de coordenação corporal Körperkoordination Test für Kinder (KTK) foi utilizado. Para análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva, na comparação dos grupos o teste t – student, com estimativa do tamanho do efeito utilizando o teste de Cohen. Para verificar a associação entre as variáveis foram aplicados os testes da correlação de Pearson e Chi quadrado para as relações categóricas e regressão linear stepwise foram utilizadas para identificar as variáveis preditoras nos grupos. Os resultados mostram diferenças significativas entre os grupos de DT e com DM no IMC, com superioriedade para crianças com dificuldade motora, na coordenação corporal nas tarefas de equilíbrio na trave, saltos monopedais, transposição laterail e quociente motor bruto com superioriedade para o 6 grupo com DT. Associações significativas e positivas no equilíbrio da trave, saltos monopedais e quociente motor bruto para o grupo de DT foram identificadas, assim como, associação significativa e negativa no IMC. Para o grupo com dificuldade motora apenas a percepção de competência da criança no domínio de cuidado pessoal apresentou associação significativa e positiva. Na regressão linear múltipla o IMC e o equilíbrio explicam 8% da variância do desempenho motor para o grupo de DT e as percepções da própria criança sobre sua competência no cuidado pessoal explicam 5% da variância do desempenho motor para o grupo com dificuldade motora. Desta forma, crianças com e sem dificuldades de movimento necessitam estar inseridas em programas motores com estímulos eficientes, adequados e constantes afim de aprimorar suas habilidades motoras, relações sociais, desempenho cognitivo e engajamento em atividades físicas. ...
Abstract
Children with Coordinative Development Disorder (CDD) present delayed acquisition of fundamental motor milestones and the scores in motor skills generally are substantially below expected for their ages, they are children with absence of neurological disorder or mental retardation which explain their motor difficulties. CDD is one of the most common motor disorders and affects approximately 6% of children in schooling age. The disorder tends to affect the development in a global way, and childr ...
Children with Coordinative Development Disorder (CDD) present delayed acquisition of fundamental motor milestones and the scores in motor skills generally are substantially below expected for their ages, they are children with absence of neurological disorder or mental retardation which explain their motor difficulties. CDD is one of the most common motor disorders and affects approximately 6% of children in schooling age. The disorder tends to affect the development in a global way, and children with CDD present a fragile self-concept, and many times they experience rejection from their classmates who deny these children participation in sport activities leading them to frustration and social isolation. The aim of this study has been verify the associations between the BMI, perception of competence (kids, parents and teachers) and body coordination among 6 to 11 – year- old children with typical developing and the ones with motor difficulties (children with CDD, or at risk of CDD) and identify the predictor variables of motor difficulties in this children. In this study 282 children, aged 6 to 11 years old, were analyzed (148 male children and 134 female children) The Movement Assessment Battery for Children-2 (MABC-2) was applied in order to divide the sample in children with Typical Development (TD) and the ones with Motor Difficulty (MD), after the battery application the sample was characterized by 204 children with TD and 78 with MD. In order to analyze the nutritional status the body mass index calculation classified accordingly the curves of the Center Disease Control (CDC, 2005) has been used. The Competence Perception (CP) has been verified by the Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS) identifying the competence perception of children, parents and teachers in personal care activities, school activities and recreational activities. The Battery of body coordination tests Körperkoordination Test für Kinder (KTK) was employed to assess the body coordination. For data tabulation and analysis the descriptive statistics were used, in the groups comparison the test T – student, with the estimate of the effect size using the Cohen test. To verify the association between the variables tests of Pearson correlation and Chi Square were applied, the categorical relation and stepwise linear regression were used to identify the predictors variables in the groups. The results show significant differences between the TD groups and with MD in the BMI, with superiority to the group of children with motor difficulties, in body coordination in the balance tasks on the beam, one-foot jumps, lateral transposition and gross motor quotient with superiority to the TD group. Significant and positive associations in the beam balance, one-foot jumps and gross motor quotient to the TD group were identified, as well, significant and negative in the BMI. In the group with motor difficulty only the competence perception related to personal care presented significant and positive association. In multiple linear regression the BMI and the balance explain 8% of the variance in the motor performance to the TD group and the children 8 perception toward their own competence in personal care explain 5% of the variance in the motor performance to the group with motor difficulty. Thus, children with or without movement difficulties need to be inserted in motor programs with the efficient, appropriate and frequent incentives, in order to improve their motor skills, social relationships, cognitive performance and engagement in physical activities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
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Ciências da Saúde (9084)
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