O ruído do tráfego de automóveis altera o canto de anuros de riachos da encosta da Mata Atlântica?
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2016Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A perturbação antropogênica - incluindo a poluição sonora - é uma das principais causas do declínio da biodiversidade em todo o mundo. Os anuros são considerados organismos modelo para estudar o mecanismo, a função e a evolução da comunicação sonora animal. Nesse estudo foi testado efeito do ruído antropogênico de veículos em estradas através de experimento de “playback”. Para isso foi realizada gravação de veículos, posteriormente preparadas para emitir estímulos de ruído em diferentes intensi ...
A perturbação antropogênica - incluindo a poluição sonora - é uma das principais causas do declínio da biodiversidade em todo o mundo. Os anuros são considerados organismos modelo para estudar o mecanismo, a função e a evolução da comunicação sonora animal. Nesse estudo foi testado efeito do ruído antropogênico de veículos em estradas através de experimento de “playback”. Para isso foi realizada gravação de veículos, posteriormente preparadas para emitir estímulos de ruído em diferentes intensidades. A espécie modelo deste estudo foi a perereca-verde (Hypsiboas marginatus) que é endêmica da porção meridional da Floresta Atlântica. As emissões dos estímulos causaram alterações no canto dos machos que reduziram suas emissões de notas B, além de diminuir o número de pulsos emitidos e aumentar o intervalo entre pulsos das notas, fornecendo evidências de que o ruído de tráfego tem efeitos sobre o comportamento acústico dessa espécie. O estímulo que causou mais alterações nos cantos foi o de intensidade de 65 dB, indicando que, pelo menos, até 100 m os efeitos de mascaramento têm grande impacto sobre a comunicação acústica dessa espécie, enquanto que o estímulo de 55 dB – equivalente a 200m da margem da estrada – não apresentou nenhuma alteração significativa no comportamento de canto indicando uma distância mínima a sugerir para a implementação de infraestruturas causadoras de ruído. Desse modo recomendamos que novos estudos adotem desenhos amostrais a partir dessa distância, para refinar o limiar de efeito do ruído de tráfego de estradas. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
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