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dc.contributor.advisorLiedke, Enoi Dagopt_BR
dc.contributor.authorAppel, Pedro Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:50:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200399pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a atuação dos perfis de Twitter criados por fãs na popularização da NBA no Brasil, utilizando-se do case de uma página da rede social criada por fãs brasileiros, a Bucks_Brasil, destinada à cobertura da franquia Milwaukee Bucks. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica como forma de embasamento sobre a comunicação na era da web, bem como sobre esporte – mais precisamente o basquetebol e a liga norte-americana. Através de entrevistas estruturadas, realizadas com administradores de perfis do Twitter e com comentarista de basquete dos canais SporTV, colheram-se informações de forma a serem cruzadas com os conceitos observados na teorização, objetivando, a partir do volume de interação antes e durante os playoffs, entender como essas páginas influenciam na divulgação da NBA. Logo, fez-se uma análise documental das postagens, observando as mudanças de interação, concluindo - subsidiado das informações colhidas - que a página Bucks_Brasil, e mais amplamente o Twitter, influenciam diretamente o nível de engajamento do público, bem como replicam as estratégias de comunicação da NBA e invertem a lógica das mídias tradicionais, interferindo no que é abordado pelas mesmas.pt_BR
dc.description.abstractThe following study intends to analyze the acting of Twitter profiles created by fans in popularizing the NBA in Brazil, using as case of study a page from the social network created by brazilian fans, Bucks_Brasil, dedicated to cover the Milwaukee Bucks franchise. A bibliographic research is applied, in order to bring theoretical background about web communication, as well as about sports – basketball and the american league more precisely. Through structured interviewing, made with administrators of Twitter pages and a basketball commentator from SporTV, information was collected in order to be crossed with the concepts observed in the theorization, aiming, from the volume of the interaction before and during the playoffs, to understand how these pages influence the NBA disclosure. So, a documental analysis of the posts was made, observing the changes in interaction, concluding - subsided of the gathered information - that the page Bucks_Brasil, and more widely, Twitter, influence directly the public‟s level of engagement, as well as replicating the NBA communication strategies and invert the traditional media logic, interfering in what is approached by them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectWeb 2.0en
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.subjectSocial Networksen
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectTwitteren
dc.subjectSportsen
dc.subjectNBAen
dc.titleTwitter como forma de divulgação do esporte: case Bucks_Brasil durante os playoffs da NBApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101934pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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