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dc.contributor.advisorSartor, Basilio Albertopt_BR
dc.contributor.authorNery, Antonella Isotonpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:49:51Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200380pt_BR
dc.description.abstractA representação da mulher dentro do jornalismo de moda é a temática central desta pesquisa. Considerando-se as transformações provocadas pelo feminismo, o objetivo deste trabalho é identificar como a representação da mulher nas capas da revista Vogue americana se modificou ao longo da história da publicação (1892 - 2010). Trarei no primeiro capítulo a definição e alguns aspectos históricos do jornalismo de Moda, que caminha junto com a evolução da moda e com a criação das revistas femininas. No segundo capítulo abordarei o feminismo e suas distintas ondas ao longo da luta feminina. A metodologia escolhida para ser feita a pesquisa foi a análise de conteúdo, usada para descrever e interpretar o conteúdo dos documentos escolhidos previamente. Por conseguinte, foram consideradas duas capas da revista por década, desde sua criação em 1892 até 2010, totalizando 26 capas de publicações da Vogue a serem analisadas. Essa amostragem pretende mostrar como a evolução dos pensamentos feministas tiveram influência dentro dessa revista, alterando a representação da mulher ao longo do tempo. Conclui-se que a representação da figura feminina foi desde a ideia de mulher submissa em meados do século XX, passando por uma fase de aproximação ao gênero masculino em termos de estilo com a imersão no mercado de trabalho, chegando aos dias de hoje nos quais é apresentada como uma mulher dona de si, mas refém de determinados padrões de beleza.pt_BR
dc.description.abstractThe representation of women within fashion journalism is the central theme of this research. Considering the transformations provoked by feminism, the objective of this work is to identify how the representation of women in the covers of Vogue magazine has changed throughout the history of the publication (1892 - 2019). I will bring in the first chapter the definition and some historical aspects of Fashion journalism, which walks along with the evolution of fashion and the creation of women's magazines. In the second chapter I will approach feminism and its distinct waves throughout the feminine struggle. The methodology chosen for the research was the content analysis, used to describe and interpret the content of the documents previously chosen. Therefore, two covers of the magazine per decade were considered, from its creation in 1892 until 2010, totalizing 26 covers of Vogue publications to be analyzed. Sampling intends to show how the evolution of feminist thoughts had influence within this magazine, changing the representation of women over time. It is concluded that the female figure was from the submissive in the middle of the XX century, going through a phase of approach to the masculine gender in terms of style with the immersion in the labor market, arriving to the present day in which she is presented as a woman in charge of herself, but hostage of certain standards of beauty.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFashion journalismen
dc.subjectJornalismo de modapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectRepresentation of the womanen
dc.subjectFeminismen
dc.subjectVogue (Revista)pt_BR
dc.subjectVogue Magazineen
dc.titleO feminismo e a representação da mulher nas capas da Revista Vogue: como a representação da mulher nas capas da Vogue americana se modificou ao longo da história da publicação (1892-2010)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101143pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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