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dc.contributor.advisorHagen, Sean Aquerept_BR
dc.contributor.authorPereira, Maira Miguelpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:49:37Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200353pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa objetiva analisar os sentidos produzidos pelos jornalistas-apresentadores Alex Escobar e Fátima Bernardes sobre os enredos de crítica política e social das escolas de samba do Rio de Janeiro, em 2018. Buscou-se entender o contexto externo que pode ter influenciado a performance dos apresentadores e a informação jornalística construída no momento de transmissão ao vivo. Para tal, usou-se o conceito de televisão enquanto agente de funcionamento da democracia (CHARADEUAU, 2016) e efeito de verdade gerado pelas imagens ao vivo (FECHINE, 2008). Do jornalismo, buscou-se a Teoria Construcionista (TRAQUINA, 2005) e a credibilidade como capital social máximo do jornalismo (BERGER, 1997). No campo do carnaval, procurou-se entender as origens da festa (BEYER, 1991), as transformações a partir do nascimento das escolas de samba (CAVALCANTI,1994) e a formalização da competição transmitida pela televisão (CARVALHO, 2013; PADRÃO, 2008). A metodologia se baseou nos conceitos de paráfrase, polissemia, interdiscurso e formação ideológica da Análise de Discurso (ORLANDI, 2005). Os sentidos de “constrangimento” e “fuga” predominaram na Paraíso do Tuiuti, e de “participação” e “comodidade” na Estação Primeira de Mangueira e Beija-Flor de Nilópolis. As diferenças ideológicas presentes na crítica política de cada enredo, e o impacto que isso causou nos interesses da Rede Globo, prejudicaram a qualidade da informação e a credibilidade jornalística da transmissão.pt_BR
dc.description.abstractThe research aims to analyze the meanings produced by journalists-presenters Alex Escobar and Fátima Bernardes on the plots of political and social criticism of the samba schools of Rio de Janeiro in 2018. We sought to understand the external context that may have influenced the performance of the presenters and the journalistic information built at the moment of live transmission. For that, the concept of television as an agent of democracy (CHARADEUAU, 2016) and the real effect generated by live images were used (FECHINE, 2008). From journalism, we sought the Constructivist Theory (TRAQUINA, 2005) and credibility as the maximum social capital of journalism (BERGER, 1997). In the field of carnival, we tried to understand the origins of the party (BEYER, 1991), the transformations from the birth of the samba schools (CAVALCANTI, 1994) and the formalization of the competition transmitted by television (CARVALHO, 2013). The methodology was based on the concepts of paraphrase, polysemy, interdiscourse and ideological formation of Discourse Analysis (ORLANDI, 2005). The senses of "embarrassment" and "escape" predominated in the Paraíso do Tuiuti, and "participation" and "convenience" at the Estação Primeira de Mangueira and Beija-Flor de Nilópolis. The ideological differences present in the political critique of each plot, and the impact that this has caused in the interests of Rede Globo, have damaged the quality of the information and the journalistic credibility of the transmission.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelejournalismen
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectCarnivalen
dc.subjectCarnaval : Brasilpt_BR
dc.subjectSensesen
dc.subjectPresentersen
dc.subjectRede Globoen
dc.titleProtesto na Sapucaí: análise dos sentidos da cobertura da Globo dos desfiles com crítica política no carnaval do Rio de Janeiro em 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101406pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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