Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorBertuzzo, Rafaelapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-10T03:49:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200332pt_BR
dc.description.abstractTendo como base noções sobre o uso estratégico dos eventos para promoção de cidades (ALBUQUERQUE, 2004; MONTES, CORIOLANO, 2003), sobre comunicação turística (BALDISERA, 2007; 2008), sobre marca (PEROTTO, 2017), sobre marca-cidade (REIS, 2018) e sobre turismo (RAMOS, COSTA, 2017; CUNHA, 2010), este estudo tem o objetivo geral de verificar como os jornais regionais noticiaram as primeiras edições da Festa das Hortênsias, do Festival de Cinema e do Natal Luz, do município de Gramado/RS. Como objeto empírico, elege-se notas e notícias veiculadas em jornais regionais que tratam a respeito das primeiras edições da Festa das Hortênsias, do Festival de Cinema e do Natal Luz, referente ao mês anterior à realização dos eventos e ao mês imediatamente posterior aos mesmos. Como procedimento metodológico, elenca-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com a análise e interpretação a partir de Gil (2008). Como principais resultados evidencia-se que além de apresentar informações gerais sobre os eventos analisados, se faz presente nas notícias aspectos que auxiliaram na construção da marca-cidade de Gramado/RS.pt_BR
dc.description.abstractBased on the concepts of strategic use of events to promote cities (ALBUQUERQUE, 2004; MONTES, CORIOLANO, 2003), on tourist communication (BALDISERA, 2007; 2008), on brand (PEROTTO, 2018), on city branding (REIS, 2018) and on tourism (RAMOS, COSTA, 2017; CUNHA, 2010), this study has the general objective of verifying how the regional newspapers posted the first editions of the Festa das Hortênsias, of the Cinema Festival and of the Natal Luz, from the town of Gramado/RS. As an empirical object, notes and news concerning the first editions of the Festa das Hortênsias, of the Cinema Festival and of the Natal Luz which were published in regional newspapers were used, referring to the month before the events and the month right after them. As a methodological procedure, bibliographical research and documental research were used, with the analysis and interpretation based on Gil (2008). As main results, it is evident that, besides presenting general information about the analyzed events, aspects which helped in the construction of the city branding of Gramado/RS were also present in the news. Keyen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTourist Communicationen
dc.subjectComunicação turísticapt_BR
dc.subjectStrategic Eventsen
dc.subjectCity Brandingen
dc.subjectGramado/RSen
dc.titleTurismo e eventos em notícia: um estudo sobre três importantes eventos da cidade de Gramado/RS sob o prisma do jornalismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRossato, Jean Felipept_BR
dc.identifier.nrb001101939pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples