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dc.contributor.advisorBressani, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorConterato, Fábiopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T03:47:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200225pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata do projeto de estabilidade de um talude rodoviário localizado na RS-020. O mesmo apresentou pequenas movimentações que causaram problemas de tráfego da rodovia. O material do estudo tem características coluvionares e o desencadeamento do processo de instabilização está diretamente relacionado com o aumento do nível de água no interior do maciço. Foram dimensionadas duas soluções de estabilização, a primeira é constituída por um binários de microestacas injetadas, enquanto que a segunda é uma solução mista que associa tirantes mais microestacas injetadas. O projeto também contemplou a reabilitação da drenagem existente. A solução que utiliza somente microestacas injetadas resultou em um custo de aproximadamente 1,2 milhões de reais, enquanto que a solução que associa tirantes mais microestacas injetadas resultou em um custo de 970 mil reais. Como forma de inserir uma componente ambiental ao trabalho, foi feita a quantificação da emissão de CO2 para ambas as soluções, resultando na emissão de 210 toneladas de CO2 para a solução com microestacas injetadas e 150 toneladas de CO2 para a solução com microestacas mais tirantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeotecniapt_BR
dc.subjectEstabilidade de taludespt_BR
dc.subjectEstacas (Engenharia)pt_BR
dc.titleProjeto de estabilidade de talude rodoviáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001102928pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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