Projeto de ponte em arco inferior de concreto armado e protendido sobre o Rio Carreiro ligando os municípios de Dois Lajeados e Cotiporã
dc.contributor.advisor | Schwingel, Rubem Clecio | pt_BR |
dc.contributor.author | Mestre, Lucas Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T03:47:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/200222 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de projeto estrutural para uma ponte que divide os municípios de Dois Lajeados e Cotiporã, no interior do estado do Rio Grande do Sul. O presente projeto visa expor uma solução para o problema de enchente causada na região em períodos chuvosos, que inviabiliza a travessia pela ponte já existente. Além de corrigir o problema de fluxo da atual ponte, já que a mesma possui largura suficiente para a passagem de apenas um veículo e um pequeno acostamento desprotegido para trânsito de pedestres. A proposta caracteriza-se por ser uma ponte em arco inferior, formado por dois arcos de concreto, contraventados por uma treliça metálica. Ao longo dos arcos engastam-se pilares intermediários que, junto com a chave e mais dois pilares fora dos arcos, sustentam a superestrutura. Na superestrutura, as lajes são concretadas no local, tendo pré-lajes como fôrma, engastadas nas longarinas. As longarinas são em elementos pré-fabricados e transmitem os esforços através de aparelhos de apoio de neoprene fretado sobre pórticos, engastados nos pilares. A determinação dos esforços foi feita através de análise computacional pelo software SAP2000 versão 20.0.2, programa de análise estrutural pelo método de elementos finitos. Após a entrada de dados do modelo global, compreendida em determinação dos materiais empregados, seções dos elementos, modelagem gráfica, determinação das cargas permanente, móvel e variável e seus coeficientes de majoração. O programa retorna as solicitações em cada elemento para cada combinação de esforços aplicado. Utilizando os resultados mais desfavoráveis possível foi feito o dimensionamento dos elementos da ponte. Atendendo as novas diretrizes do Departamento de Engenharia Civil a presente obra não segue mais a formatação de monografia, até então utilizada como padrão para trabalhos de conclusão, e sim a forma alternativa de apresentação de projeto norteada, para este caso específico, pela ABNT NBR 7187/2003. Sendo entregue um volume contendo o Memorial de Cálculo e os desenhos técnicos necessários. Os elementos básicos como levantamentos topográficos, dados geológicos, geotécnicos e hidrológicos não foram apresentados tendo suas características qualitativas e quantitativas estimadas apenas para os fins acadêmicos aos quais destinam-se este trabalho. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Pontes em arco (Engenharia) | pt_BR |
dc.subject | Concreto pré-moldado | pt_BR |
dc.subject | Concreto protendido | pt_BR |
dc.title | Projeto de ponte em arco inferior de concreto armado e protendido sobre o Rio Carreiro ligando os municípios de Dois Lajeados e Cotiporã | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001103158 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Engenharias (5733)