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dc.contributor.advisorGarcía, Daniel Sergio Prestapt_BR
dc.contributor.authorMachry, Rafael Augustopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T03:47:37Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200220pt_BR
dc.description.abstractA modelagem de veículos em simuladores de tráfego é uma realidade na busca do aperfeiçoamento de projetos e dimensionamento de rodovias. A concepção deste projeto de experimento busca contribuir ainda mais nessa área ao servir de roteiro para classificar veículos de carga de acordo com seu comportamento de velocidades e acelerações em curvas. Por intermédio de um referencial teórico de pesquisadores internacionalmente reconhecidos, estabeleceu-se as condições de contornos e metodologias necessárias para a seleção das curvas e de como a coleta de dados seria realizada. A escolha da ERS-122, além do critério de alto volume de tráfego no Rio Grande do Sul, é resultado de trabalhos em conjunto com os alunos bolsistas do Laboratório de Sistemas de Transportes que elaboraram toda a geometrização da rodovia por meio do software educacional SAEPRO e da parceria com o DAER-RS que cedeu os equipamentos para a contagem de tráfego. Ao final, encontra-se duas sugestões para a análise estatística, construídas por meio de consultorias ao Núcleo de Assessoria Estatística da UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractThe modeling of vehicles in traffic simulators is a reality in the search for the improvement of projects and the design of highways. The design of this experiment project seeks to contribute even more in this area by serving as a roadmap for classifying load vehicles according to their behavior by speeds and accelerations in curves. By means of a theoretical reference of internationally recognized researchers, the conditions of contours and methodologies necessary for the selection of the curves were established and how the data collection will be performer. The choice of ERS-122, in addition to the high traffic volume criterion in Rio Grande do Sul, is the result of joint work with scholarship students from the Transport Laboratory who developed all the geometry of the highway under study through educational software SAEPRO and the DAER-RS that provided equipment for traffic counting. At the end, there are two suggestions for the statistical analysis, built through consultancies to the Statistics Nucleus of UFRGS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTraffic simulatorsen
dc.subjectSimulador de tráfegopt_BR
dc.subjectPneumatic tubesen
dc.subjectAnálise de agrupamentopt_BR
dc.subjectCluster analysisen
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subjectOne way roaden
dc.titleConcepção de projeto de experimento para carategorização de veículos de cargas através da análise de agrupamentospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001103264pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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