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dc.contributor.advisorLarrañaga Uriarte, Ana Margaritapt_BR
dc.contributor.authorNadal, Marcelopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T03:47:37Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200219pt_BR
dc.description.abstractAtualmente uma das principais preocupações da sociedade se refere à falta de mobilidade urbana, com intenso debate e reflexões em torno da crise do transporte público urbano por ônibus, principalmente pela redução de usuários nos últimos anos. Apesar do incremento de políticas voltadas ao setor, sobretudo após as manifestações de 2013, quando a população saiu às ruas cobrando a redução das tarifas e melhorias da qualidade dos serviços, gestores e operadores argumentam que a falta de incentivos fiscais, subsídios e de infraestrutura, acompanhado da redução de usuários, engessam a possibilidade de reação, fazendo com que o sistema caia em um círculo vicioso, onde o cálculo tarifário e a oferta de serviços de qualidade dependem exclusivamente do número de passageiros pagantes para custeio da operação. Alguns estudos apontam como causa para a crise no setor de transporte, a falta de investimento e de qualidade, ligados intrinsecamente ao sistema operacional. Indicam ainda, que o crescimento da frota de veículos vem prejudicando a circulação do transporte público, gerando dificuldades de tempo de viagem, além de outras externalidades. Todavia, este tema deve ser abordado de forma global, analisando para isso, além da influência dos fatores internos, os quais envolvem a qualidade operacional, também a identificação de outros fatores, denominados neste estudo por fatores externos, e que de forma adicional também influenciam a demanda, corroborando na decisão ou necessidade de deslocamento. Neste propósito, o presente trabalho aborda alguns estudos e informações sobre estes fatores externos, que vem contribuindo para a redução de demanda, compilando dados e contribuições de estudos feitos por diversos autores que citam as suas influências na geração de demanda, sobretudo às transformações ocorridas na sociedade, as quais estão transformando os padrões de deslocamento, influindo em parte para migração a outros modais, ou pela diminuição da necessidade por deslocamento, ou pela inibição de viagens por motivos financeiros, ou até mesmo pela simples diminuição da população. A partir então deste contexto, por meio destas referências e também de dados de pesquisas e de indicadores de qualidade do sistema de transporte público de ônibus de Porto Alegre, o trabalho faz um estudo de caso, analisando a influência destes fatores na redução de usuários de ônibus de Porto Alegre, discutindo a relevância de cada fator ao problema debatido.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.titleIdentificação dos fatores influenciadores para a demanda de transporte público urbano por ônibus. Estudo de caso : redução de usuários de ônibus na cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLadeira, Maria Cristina Molinapt_BR
dc.identifier.nrb001103173pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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