Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCybis, Helena Beatriz Bettellapt_BR
dc.contributor.authorGalvan, Yan Toninpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-08T03:46:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200173pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a calibração do parâmetro velocidade desejada do microssimulador de tráfego VISSIM para ambiente rodoviário. O estudo foi conduzido utilizando-se dados de um trecho da rodovia BR-290 situado na região metropolitana de Porto Alegre. Para a construção das distribuições, cada veículo da base dados foi categorizado como impedido ou desimpedido com base em diferentes medições de headway. As distribuições de velocidade desejada foram criadas a partir da função não-paramétrica de Kaplan-Meier e do ajuste a outras funções paramétricas para inserção no simulador. A otimização foi feita por meio de um projeto de experimentos, em que os fatores controláveis foram os headways utilizados na categorização dos veículos. A metodologia utilizada permitiu identificar os fatores controláveis e as interações com efeito significativo, bem como os níveis que geram as melhores distribuições de velocidade desejada. Seus resultados têm a capacidade de reproduzir com maior precisão o desempenho do tráfego em condições não congestionadas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectCalibraçãopt_BR
dc.titleUtilização do método Kaplan-Meier na estimativa das distribuições de velocidade desejadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coZechin, Douglaspt_BR
dc.contributor.advisor-coKappler, Laísa Bragapt_BR
dc.identifier.nrb001103399pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples