/R/ retroflexo em coda no português da Região Metropolitana de Porto Alegre : estudos de caso
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Com o presente trabalho de conclusão de curso tenciona-se oferecer uma contribuição ao debate sobre o comportamento de róticos retroflexos em posição de coda silábica no português brasileiro, aqui, de modo particular, na variedade falada na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os róticos, por constituírem uma classe de sons, têm por característica a possibilidade de variação alofônica em seus fonemas, sendo possível identificar, no português, diversas possibilidades de realização desses sons e ...
Com o presente trabalho de conclusão de curso tenciona-se oferecer uma contribuição ao debate sobre o comportamento de róticos retroflexos em posição de coda silábica no português brasileiro, aqui, de modo particular, na variedade falada na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os róticos, por constituírem uma classe de sons, têm por característica a possibilidade de variação alofônica em seus fonemas, sendo possível identificar, no português, diversas possibilidades de realização desses sons em diferentes comunidades linguísticas, principalmente quando se encontram em posição de coda. A realização retroflexa é uma dessas possibilidades, sendo encontrada em diferentes localidades do país. Neste trabalho objetiva-se: (i) realizar uma revisão de literatura sobre a classe de róticos de modo amplo, e especificamente no português brasileiro, com foco no rótico retroflexo, e (ii) realizar um estudo de caso sobre o retroflexo no falar de sujeitos residentes na Região Metropolitana de Porto Alegre, dando início a um projeto que visa a descrever a variante nesse recorte geográfico. Acreditamos que esse som possa estar se expandindo no estado do Rio Grande do Sul e que apresente comportamento semelhante a outras variedades do português brasileiro. Para isso realizou-se a gravação de duas entrevistas com informantes residentes da comunidade foco do estudo, falantes, por observação de oitiva prévia, da variante retroflexa. Os dados foram então codificados e analisados de acordo com as seguintes variáveis linguísticas: variante de /R/ pronunciada, classe gramatical, vogal no núcleo, contexto seguinte, tonicidade da sílaba de /R/, posição da sílaba de /R/ e item lexical. Os resultados apontaram para uma forte presença de retroflexo na coda do Informante A (27,2%) e uma presença mais moderada, mas ainda forte, na fala do Informante B (15,2%), se comparadas à porcentagem de 5% encontrada nos resultados de Monaretto (2002). A posição de coda medial, sílaba tônica e consoante alveolar como contexto seguinte ao /R/ se mostraram como os contextos em que a variante retroflexa mais ocorreu na fala desses dois informantes. Os resultados obtidos nos auxiliaram no redimensionamento de nossas hipóteses de trabalho, na medida em que, de um lado, apontaram para possíveis condicionadores fonológicos para a realização de /R/ retroflexo, como relata a literatura, mas também nos mostraram uma possível influência do item lexical como influenciador desse processo. ...
Abstract
With the following undergraduate thesis it is intended to offer a contribution to the debate on the behaviour of retroflex rhotics in coda position in Brazilian Portuguese, here, specifically, in the variety spoken in the Metropolitan Area of Porto Alegre. Because the /R/ sounds constitute a class of sounds, they have as its characteristic the possibility of allophonic variation in its phonemes, making it possible to find, in portuguese, many possibilities of pronunciation of these sounds in di ...
With the following undergraduate thesis it is intended to offer a contribution to the debate on the behaviour of retroflex rhotics in coda position in Brazilian Portuguese, here, specifically, in the variety spoken in the Metropolitan Area of Porto Alegre. Because the /R/ sounds constitute a class of sounds, they have as its characteristic the possibility of allophonic variation in its phonemes, making it possible to find, in portuguese, many possibilities of pronunciation of these sounds in different linguistic communities, especially when they are in the coda position. Retroflex pronunciation is one of these possibilities, and it is found in several different parts of the country. The aim of this work is to: (i) do a literature review about the rhotics class in a broad way, and specifically in Brazilian Portuguese, with a focus on the retroflex rhotic, and (ii) do a case study on the retroflex in the speech of subjects that reside in the Metropolitan Area of Porto Alegre, initiating a project that aims at describing this variant in this geographical scope. We believe that this sound may be expanding in the state of Rio Grande do Sul and that it may have a similar behaviour to other variants of Brazilian Portuguese. Two interviews were conducted with informants that live in the study’s focal community, who, as noticed in a previous hearing, are users of the retroflex variant. The data was then encoded and analysed considering the following linguistic variables: pronounced /R/, grammatical class, nucleus’s vowel, following context, syllable’s tonicity, syllable’s position and lexical item. The results pointed to a strong presence of the retroflex in the coda of Informant A (27,2%) and a more moderate but still strong presence in the speech of Informant B (15,2%), compared to the results found in MONARETT0 (2002), of 5% of retroflex. The contexts that favoured the pronunciation of this variant the most in both informants were the medial coda position, accented syllable and alveolar consonant as the next context to the /R/. The obtained results help us on the resizing of our work hypotheses, in the sense that, on the one hand, they pointed to possible phonological conditioners to the pronunciation of retroflex /R/, as literature reports, and, on the other, also show us a possible influence of the lexical item as an influencer of this process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1219)
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