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dc.contributor.advisorFormoso, Carlos Torrespt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Bruna Dalpiaz dept_BR
dc.date.accessioned2019-10-04T03:48:43Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/200116pt_BR
dc.description.abstractDiversas empresas construtoras de empreendimentos imobiliários têm concebido e implementado Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) como forma de padronização de seus processos e consolidação de suas práticas. No entanto, ainda existem muitas dificuldades de implantação de SGQ, fazendo com que os mesmos tenham um aspecto limitado. O objetivo deste trabalho é avaliar e propor melhorias no processo de controle da qualidade de uma empresa construtora incorporadora, utilizando registros de assistência técnica e informações documentadas do SGQ da empresa. Primeiro, foi realizada a análise do banco de dados de chamados de assistência técnica referentes ao período de um ano da empresa estudada, na qual foram identificados os processos com maior incidência de solicitações de manutenção e analisadas as possíveis causa dos problemas. Segundo, por meio dos procedimentos executivos, foi realizado um mapeamento desses processos, seguido de uma confrontação entre os defeitos apontados e as etapas contempladas nos procedimentos. Terceiro, foi efetuada uma análise nas verificações realizadas pelas equipes da produção destes processos no empreendimento, que teve a maior frequência de chamados de assistência técnica realizados. Por último, foi analisado, no setor da qualidade, o tratamento dado a todas as informações documentadas que são levantadas pelos processos da empresa, e como é realizada a retroalimentação para outros setores da empresa. Como contribuição do trabalho foram propostas diretrizes para melhoria do SGQ, agrupadas em três grandes tópicos: (a) assistência técnica; (b) produção e (c) setor da qualidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectRetroalimentaçãopt_BR
dc.subjectAssistência técnicapt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.titleOportunidades de melhoria na gestão das informações do sistema de gestão da qualidade de uma empresa de construção civilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coReck, Raquel Hoffmannpt_BR
dc.identifier.nrb001102676pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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