A controvérsia do uso dos testes psicológicos por psicólogos e não psicólogos
dc.contributor.author | Bandeira, Denise Ruschel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T03:44:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-9893 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199801 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, no Brasil, tem-se discutido o uso de testes psicológicos por outros profissionais. Essa é uma questão que se tornou complexa especificamente no Brasil tendo em vista as características da nossa formação em Psicologia assim como as legislações da área. Com o objetivo de contribuir para essa discussão, apresento os fatores que entendo como necessários de serem pensados: formação, avaliação dos instrumentos, certificação para uso dos testes e fiscalização. A partir de uma visão das características da nossa formação, dos processos de avaliação de testes no Brasil e no mundo, proponho possibilidades de certificação e fiscalização de forma que seja possibilitado o uso de instrumentos a quem tenha formação e qualificação para isso e não somente um registro profissional no Conselho Federal de Psicologia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Recently, in Brazil, the use of psychological tests by other professionals has been discussed. This issue has become complex especially in our country due to the characteristics of our training in Psychology as well as the laws of the area. In order to contribute to this discussion, I present the factors that I think are necessary to be considered: training, review of instruments, certification and control for the use of tests. Addressing the characteristics of our psychology training, test review processes in Brazil and in the world, I propose possibilities of certification and control for the use of instruments, so that their use is possible to those who have training and qualification for it, not just a registration number in the Professional Council of Psychologist. | en |
dc.description.abstract | En los últimos años, en Brasil, se ha discutido el uso de pruebas psicológicas por otros profesionales. Esta es una cuestión que se ha vuelto compleja específicamente en nuestro país teniendo en cuenta las características de nuestra formación en Psicología así como las legislaciones del área. Con el objetivo de contribuir a esta discusión, presento los factores que entiendo como necesarios de ser pensados: formación, evaluación de los instrumentos, certificación para uso de las pruebas y fiscalización. A partir de una visión de las características de nuestra formación, de los procesos de evaluación de pruebas en Brasil y en el mundo, propongo posibilidades de certificación y fiscalización de forma que sea posibilitado el uso de instrumentos a quienes tenga formación y calificación para ello, no sólo un registro profesional en el Consejo Federal de Psicología. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia : ciência e profissão. Brasilia. Vol. 38, nesp (2018), p. 159-166. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Use of Psychological Tests | en |
dc.subject | Formação do psicológo | pt_BR |
dc.subject | Training in Psychology | en |
dc.subject | Atuação do psicólogo | pt_BR |
dc.subject | Review of Psychological Tests | en |
dc.subject | Testes psicológicos | pt_BR |
dc.subject | Uso de Pruebas Psicológicas | es |
dc.subject | Formación en Psicología | es |
dc.subject | Evaluación de Pruebas Psicológicas | es |
dc.title | A controvérsia do uso dos testes psicológicos por psicólogos e não psicólogos | pt_BR |
dc.title.alternative | The controversy of the use of psychological tests by psychologists and non psychologists | en |
dc.title.alternative | La controversia del uso de las pruebas psicológicas por psicólogos y no psicólogos | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001099083 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40304)Humanities (6926)