Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKessler, Carlos Henriquept_BR
dc.contributor.authorAraujo, Fernando Marcial Riccipt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T03:45:16Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0100-8692pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199781pt_BR
dc.description.abstractO artigo parte da elaboração sobre a experiência de trabalho como supervisor em uma Clínica-Escola de Psicologia. Indaga-se sobre as formas através das quais a supervisão pode emergir como espaço privilegiado de transmissão da psicanálise. Procede-se a uma revisão bibliográfica sobre a supervisão na história da psicanálise e no contexto das Clínicas-escola em seu tensionamento com a universidade. A partir de vinhetas clínicas de supervisão, delineamos uma reflexão por duas vias: a respeito da formação dos praticantes e da sua função de suporte na condução dos tratamentos. Finalmente, argumenta-se que a supervisão pode emergir, a partir do discurso do analista, como báscula e que este pode encontrar ali terreno fértil para exercer sua função de operar giros nos discursos, os quais coexistem na Universidade. Conclui-se que a supervisão pode gerar efeitos de transmissão que presentifiquem a ética da psicanálise em extensão, ou seja, presente no mundo para além dos consultórios.pt_BR
dc.description.abstractThe article emerges from the elaboration of an experience of some years working with supervision in a clinical training school. We investigate the ways in which supervision can emerge as a privileged space for psychoanalytical transmission. Thus, a bibliographic review is carried out looking forward to highlight the supervision's role in the history of psychoanalysis and in the context of the clinical training schools, questioning the relationship psychoanalysis-university. Starting from supervision's clinical vignettes, we delineate a reflection in two ways: concerning the training of practitioners and its function as support role in treatments' conduct. Finally, it is argued that supervision might emerge from the analyst's discourse as a counterweight in which he may find fertile ground for the exercise of his function of operating turns in discourses, which coexist, including in the University. It is concluded that the supervision can produce effects of transmission that presents the ethics of psychoanalysis in extension, that is, present in the world beyond the offices.en
dc.description.abstractEl artículo parte de la elaboración sobre la experiencia de trabajo como supervisor en una Clínica-Escuela de Psicología. Se indaga sobre las formas a través de las cuales la supervisión puede emerger como espacio privilegiado de transmisión del psicoanálisis. Se procede a una revisión bibliográfica sobre la supervisión en la historia del psicoanálisis, y en el contexto de las Clínicas-escuela en su tensión con la universidad. A partir de viñetas clínicas de supervisión, delineamos una reflexión por dos vías: acerca de la formación de los practicantes y su función de soporte en la conducción de los tratamientos. Finalmente, se argumenta que la supervisión puede emerger, a partir del discurso del analista, como báscula y que éste puede encontrar allí terreno fértil para ejercer su función de operar giros en los discursos, los cuales coexisten en la Universidad. Se concluye que la supervisión puede generar efectos de transmisión que presentifiquen la ética del psicoanálisis en extensión, o sea, presente en el mundo más allá de los consultorios.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofArquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro. Vol. 71, n. 1 (jan./abr. 2019), p. 128-142pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClínicas-escolapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectSupervisão clínicapt_BR
dc.subjectSupervisionen
dc.subjectClinical training schoolen
dc.subjectFormação do psicanalistapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectTransmissionen
dc.subjectPsychoanalysis in extensionen
dc.subjectPsicoanálisises
dc.subjectSupervisiónes
dc.subjectClínica-escuelaes
dc.subjectTransmisiónes
dc.subjectPsicoanálisis en extensiónes
dc.titleA supervisão na clínica-escola como báscula para a psicanálise na universidadept_BR
dc.title.alternativeLa supervisión en la clínica-escuela como báscula para el psicoanálisis en la universidad es
dc.title.alternativeThe supervision on clinical training school as a counterweight for psychoanalysis in the university en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001099686pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples