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dc.contributor.authorOliveira, Cyntia Mendes dept_BR
dc.contributor.authorBandeira, Cláudia de Moraespt_BR
dc.contributor.authorGiacomoni, Claudia Hofheinzpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T03:44:57Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1677-0471pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199770pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou adaptar as Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças (TAPOC) para uso em tablet e investigar evidências de validade da versão informatizada. Além disso, investigaram-se o nível de otimismo das crianças avaliadas e possíveis diferenças entre os sexos, tipos de escolas e cidades. O estudo foi realizado em duas etapas, informatização do instrumento e estudo de evidências de validade. Na primeira, participaram dois profissionais das Ciências da Computação, dois especialistas em Avaliação Psicológica e 10 crianças com características da amostra. Na segunda, a amostra foi composta por 238 crianças de quatro a 10 anos de idade (M = 7,24; DP = 1,6), sendo 133 crianças de Porto Alegre-RS e 105 de Teresina-PI de escolas públicas e privadas. A TAPOC-i apresentou consistência interna satisfatória e correlações significativas com os demais instrumentos. Identificou-se uma diferença significativa entre sexos. A análise fatorial confirmatória indicou que o modelo permaneceu unidimensional.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to adapt the Optimism Predictor Task in Children (TAPOC) into a to use in tablet and to investigate validity evidence of the computer-based version. Besides, sought to assess the optimism level of accessed children and possible differences between sex, type of school and cities. The study was carried out in two steps, computerization of the instrument and study of validity evidence. In the first, two professionals of Computer Science participated, two experts in Psychological Assessment and ten children with sample characteristics. In the second, the sample was composed by 238 children aged four to 10 years (M = 7.24, SD = 1.6), 133 from Porto Alegre-RS and 105 from Teresina-PI of public and private schools. The TAPOC-i showed satisfactory internal consistency (0.72) and significant correlations with other measures. It was identified a significant difference between sexs. Confirmatory factor analyze indicated that the model remained one dimensional.en
dc.description.abstractEste estúdio objetivó adaptar las Tareas Predictoras de Optimismo en niños (TAPOC) para uso en tablets e investigar evidencias de validez de la versión informatizada. Además, se investigó el nivel de optimismo de los niños evaluados y posibles diferencias entre el sexo, tipos de escuelas y ciudades. El estudio fue realizado en dos etapas, informatización del instrumento y estudio de evidencias de validez. En la primera, participaron dos profesionales de Ciencias Informáticas, dos especialistas en Evaluación Psicológica y 10 niños con características de la muestra. En la segunda, la muestra fue compuesta por 238 niños de cuatro a 10 años de edad (X = 7,24, DS = 1,6), siendo 133 niños de Porto Alegre-RS y 105 de Teresina-PI de escuelas públicas y privadas. En conclusión, TAPOC-i presentó consistencia interna satisfactoria y correlaciones significativas con los demás instrumentos. Se identificó una diferencia significativa entre los sexos. Un análisis factorial confirmatorio indicó que el modelo permaneció unidimensional.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 18, n. 2 (abr./jun 2019), p. 183-191pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectOptimismen
dc.subjectComputerized instrumenten
dc.subjectOtimismopt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectTAPOCen
dc.subjectOptimismoes
dc.subjectInstrumento informatizadoes
dc.subjectNiñoses
dc.titleInformatização e validação do instrumento tarefas preditoras de otimismo em crianças - TAPOCpt_BR
dc.title.alternativeComputerization and validation of optimism predictor tasks in children (TAPOC) instrument en
dc.title.alternativeInformatización y validación del instrumento tareas predictoras de optimismo en niños (TAPOC) es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001100752pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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