Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAthayde, Marcia de Limapt_BR
dc.contributor.authorMendonça Filho, Euclides José dept_BR
dc.contributor.authorGiacomoni, Claudia Hofheinzpt_BR
dc.contributor.authorStein, Lilian Milnitskypt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Rochele Pazpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T03:44:30Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1677-0471pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199754pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo o desenvolvimento do subteste de escrita da segunda edição do Teste de Desempenho Escolar (TDE II). Ele envolveu a construção de itens, a análise de juízes e uma testagem empírica. Contou com a participação de 684 estudantes de 1º a 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre (RS). O subteste foi dividido em duas versões: para estudantes de 1º a 4º ano e para de 5º a 9º ano. A análise fatorial apontou um fator explicando a variância comum dos itens, sendo um fator explicando 71% na versão A e um fator explicando 56% na versão B. A Teoria de Resposta ao Item (TRI) mostrou níveis de discriminação e de dificuldade dos itens adequados para mensurar o construto. Os resultados revelaram evidências de validade de conteúdo, construto e fidedignidade. O subteste de escrita apresentou-se com boas propriedades psicométricas para avaliação da escrita ao longo do ensino fundamental.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to develop the new version of the writing subtest of School Performance Test – second edition (TDE II). It consisted in creating items, judge analysis and empirical testing. It had the participation of 684 students from the first to the ninth grade of elementary school of public and private institutions from Porto Alegre (RS), Brazil. The subtest was divided in two versions: one for students from the first to the fourth grade and one for students from the fifth to the ninth grade. Factor analysis indicated a factor explaining the common variance of the items, with one factor explaining 71% in version A and one factor explaining 56% in version B. The Item Response Theory (TRI) showed appropriate levels of discrimination and difficulty, which suggested that the items provided a comprehensive measure of the latent trait. The results provided satisfactory evidence of internal validity and reliability. These findings showed that the writing subtest presents good psychometric properties for the writing performance evaluation through elementary school.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo desarrollar la sub-prueba de escritura de la segunda edición de la Prueba del Desempeño Escolar (TDE II). El estudio involucró en la construcción de ítems, el análisis de los jueces y una comprobación empírica. Se contó con la participación de 684 alumnos del primero a noveno grado de la escuela primaria, de escuelas públicas y privadas, en la región metropolitana de Porto Alegre (estado del Rio Grande do Sul, Brasil). La sub-prueba se dividió en dos versiones: para los estudiantes de primer al cuarto grado y para los de quinto a noveno grado. El análisis factorial indicó un factor que explica el 71,0 (versión A) y 56,0% (versión B) de la varianza de los datos. La Teoría de la Respuesta al Ítem (TRI) mostró niveles de discriminación y dificultad de los elementos adecuados para medir el constructo. Los resultados mostraron evidencia de la validez del contenido, constructo y fiabilidad. La sub-prueba de escritura se presenta con buenas propiedades psicométricas para evaluación de la escritura en toda la escuela primaria.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 15, n. 3 (dez. 2016), p. 371-382pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstudantes de ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAcademic achievementen
dc.subjectWritingen
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPsychometricsen
dc.subjectItem response theoryen
dc.subjectTeoria de resposta ao itempt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectRendimiento escolares
dc.subjectEscrituraes
dc.subjectPsicometríaes
dc.subjectTeoría de respuesta al ítemes
dc.titleDesenvolvimento do subteste de escrita do Teste de Desempenho Escolar IIpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of the writing subtest of the School Performance Test II en
dc.title.alternativeDesarrollo de la sub-prueba de escritura de la Prueba del Desempeño Escolar II es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001101481pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples