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dc.contributor.authorGeara, Gabriela Ballardinpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-26T03:44:30Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1677-0471pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199753pt_BR
dc.description.abstractA procrastinação acadêmica é uma forma de adiamento da realização de tarefas acadêmicas, considerada uma falha no processo de autorregulação dos estudantes. O objetivo deste estudo foi construir um instrumento para avaliar a percepção de universitários sobre diversos aspectos da procrastinação acadêmica: impacto geral na vida, consequências negativas (acadêmicas, físicas e psicológicas), motivação para reduzi-la e para receber ajuda com isso. Também procurou-se obter evidências de validade do instrumento por meio de análise de componentes principais e de correlações com desempenho acadêmico e autorregulação da aprendizagem dos universitários. Participaram do estudo 534 universitários que responderam ao instrumento via internet. Análises de componentes principais e correlações com autorregulação da aprendizagem e desempenho acadêmico forneceram boas evidências de validade e de fidedignidade para o instrumento. Conclui-se que o instrumento pode ser usado em pesquisas e intervenções voltadas ao público universitário.pt_BR
dc.description.abstractThe academic procrastination is a way of postponing the fulfillment of academic tasks, considered a failure in the self-regulation process. This study aimed to construct an instrument to evaluate the perception of the college students about their academic procrastination regarding the overall impact of it, its frequency of occurrence, the frequency of its negative consequences (academic, physical and psychological) and their motivation to reduce it and to receive help. Validity evidences were also explored through principal component analysis and correlations with academic performance and self-regulation. The participants were 534 college students who answered the questionnaire by the internet. Good evidences of validity of the instrument were given by principal component analysis and correlation tests with self-regulation of learning and academic performance. The reliability of its subscales assessed through internal consistency also proved to be adequate. It is concluded that the instrument can be useful in research and in interventions with college students.en
dc.description.abstractLa procrastinación académica es una manera de postergar la realización de tareas académicas — entendida como una falla en el proceso de autorregulación de los estudiantes. El objetivo de este estudio fue construir un instrumento para evaluar la percepción de los estudiantes sobre diversos aspectos de la procrastinación académica: impacto general sobre la vida, sus consecuencias negativas (académicas, físicas y psicológicas) y la motivación para reducirla y para recibir ayuda. Fueron exploradas evidencias de validez del instrumento a través del análisis de componentes principales y correlación con rendimiento académico y autorregulación del aprendizaje de los universitarios. Los participantes del estudio fueron 534 estudiantes universitarios que respondieron al instrumento en internet. Análisis de componentes principales y las correlaciones con autoregulación del aprendizaje y desempeño académico proporcionaron buenas evidencias de validez y de fidegnidad para el instrumento. Se concluye que el instrumento se puede utilizar en investigaciones e intervenciones dirigidas a los estudiantes universitarios.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 16, n. 1 (jan./mar. 2017), p. 59-69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTest validityen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectProcrastinaçãopt_BR
dc.subjectCollege studentsen
dc.subjectTest constructionen
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectConstrução do testept_BR
dc.subjectValidación de testes
dc.subjectEstudiantes universitarioses
dc.subjectConstrucción de testes
dc.titleQuestionário de procrastinação acadêmica – consequências negativas : propriedades psicométricas e evidências de validadept_BR
dc.title.alternativeAcademic procrastination questionnaire – negative consequences : psychometric properties and evidence for validityen
dc.title.alternativeCuestionario de procrastinación académica – consecuencias negativas : propiedades psicométricas y evidencias de validezes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001101471pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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