Mostrar el registro sencillo del ítem
A mala no mundo e as ciências na mala : uma estratégia lúdica para o ensino de ciências na educação do campo
dc.contributor.advisor | Hoffmann, Marilisa Bialvo | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Bruna Sarmiento de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-25T03:44:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199712 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta o relato e análise de práticas pedagógicas com a “Mala Itinerante”, uma proposta lúdica de abordagem de temas científicos em Ciências da Natureza. O contexto em que a abordagem foi realizada diz respeito ao estágio de docência no Ensino Médio da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se procurou investigar o potencial de uma sequência didática com uso da Mala Itinerante a partir do tema alimentação. Pode-se concluir que a experiência da Mala Itinerante contribuiu para o ensino e aprendizagem de conceitos científicos, constituindo em uma estratégia lúdica para educação científica, possível e viável nas escolas públicas, mesmo com escassos recursos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study presents the report and analysis of pedagogical practices with the "Itinerant Suitcase", a playful proposal of approach of scientific subjects in Natural Sciences. The context in which the approach was carried out refers to the teaching stage in the High School of the Degree in Rural Education - Natural Sciences of the Federal University of Rio Grande do Sul, where it was investigated the potential of a didactic sequence with the use of the Itinerant Mala from the feeding theme. It can be concluded that the experience of the "Itinerant Mala" contributed to the teaching and learning of scientific concepts, constituting a playful strategy for scientific education, possible and viable in public schools, even with scarce resources. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Didactic-pedagogical methods | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Rural education | en |
dc.subject | Teaching internship | en |
dc.title | A mala no mundo e as ciências na mala : uma estratégia lúdica para o ensino de ciências na educação do campo | pt_BR |
dc.title.alternative | The suitcase in the world and the sciences in suitcase : a playful way for the teaching of sciences in the rural education | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Dalmolin, Antonio Marcos Teixeira | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001102388 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)