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dc.contributor.advisorGiovanaz, Marlise Mariapt_BR
dc.contributor.authorJob, Jurema Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-09-20T03:46:45Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199556pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como proposta abordar a Exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, exposição esta realizada no segundo semestre de 2016, na Fundação Vera Chaves Barcellos, e sua relevância para a arte e o artesanato afro. Dentro desta proposta se fez necessário refletir sobre o homem e sua obra. Por sua posição de trabalhador rural, afrodescendente e autodidata. Fundamenta-se a relevância de analisar sua história de vida, seu espaço de vivência, sua história familiar, assim como sua infância e vida adulta e quais os caminhos que o conduziram à arte. Este trabalho procura analisar de que forma suas obras despertaram atenção e interesse à Fundação Vera Chaves Barcellos e, como o contato com a artista, o levou a despertar a inspiração para o entalhe em madeira. Pretende fazer uma aproximação com suas peças de arte, destacando três delas como apresentação no trabalho, assim como seu valor de uma memória afetiva para o artista. E a influência da tradição familiar na escolha da madeira para o seus trabalhos. Este trabalho também apresenta como a Museologia tem um papel relevante na difusão de seu acervo, assim como a expografia foi um alicerce primordial para dar visibilidade à sua coleção. Para embasar o trabalho foi utilizada uma abordagem qualitativa, como pesquisa exploratória, e um aprofundamento do tema se utilizando de pesquisa bibliográfica, e imagens da exposição, tendo como recurso referencial o catálogo da exposição.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has a proposal to approach the Exhibition Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, and its relevance to the art of afro craftsmanship. Within this proposal, it was necessary to reflect on the man and his work. Based on his position as a farm worker, Afro-descendant and self-taught, the relevance of analyzing his life history, his living space, his family history, as well as his childhood and adult life, and the paths he chose that lead him to become an artist. This work seeks to analyze how his art pieces attracted the interest and attention of the Vera Chaves Barcellos Foundation and how the contact with the artist led him to awaken his inspiration for the wood carving. This paper intends to make an approximation with his art pieces, highlighting three as a presentation for the work, as well as its value as affective memory to the artist. And the influence of family tradition on the when choosing wood pieces for his artwork. This article also presents how Museology has a relevant role in the diffusion of his collection, just as the expography was a primordial foundation to give visibility to his collection. To support this paper, a qualitative approach was used, aligned to exploratory research, and a deepening of the subject using bibliographical research, and images of the exhibition, having as its main reference resource the exhibition catalog.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExhibitionen
dc.subjectExposição de artept_BR
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectCollectionen
dc.subjectSilvio Nunes Pintoen
dc.titleO mundo de Silvio Nunes Pinto em exposiçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101027pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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