O mundo de Silvio Nunes Pinto em exposição
dc.contributor.advisor | Giovanaz, Marlise Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Job, Jurema Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T03:46:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199556 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como proposta abordar a Exposição Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, exposição esta realizada no segundo semestre de 2016, na Fundação Vera Chaves Barcellos, e sua relevância para a arte e o artesanato afro. Dentro desta proposta se fez necessário refletir sobre o homem e sua obra. Por sua posição de trabalhador rural, afrodescendente e autodidata. Fundamenta-se a relevância de analisar sua história de vida, seu espaço de vivência, sua história familiar, assim como sua infância e vida adulta e quais os caminhos que o conduziram à arte. Este trabalho procura analisar de que forma suas obras despertaram atenção e interesse à Fundação Vera Chaves Barcellos e, como o contato com a artista, o levou a despertar a inspiração para o entalhe em madeira. Pretende fazer uma aproximação com suas peças de arte, destacando três delas como apresentação no trabalho, assim como seu valor de uma memória afetiva para o artista. E a influência da tradição familiar na escolha da madeira para o seus trabalhos. Este trabalho também apresenta como a Museologia tem um papel relevante na difusão de seu acervo, assim como a expografia foi um alicerce primordial para dar visibilidade à sua coleção. Para embasar o trabalho foi utilizada uma abordagem qualitativa, como pesquisa exploratória, e um aprofundamento do tema se utilizando de pesquisa bibliográfica, e imagens da exposição, tendo como recurso referencial o catálogo da exposição. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper has a proposal to approach the Exhibition Silvio Nunes Pinto: Ofício e Engenho, and its relevance to the art of afro craftsmanship. Within this proposal, it was necessary to reflect on the man and his work. Based on his position as a farm worker, Afro-descendant and self-taught, the relevance of analyzing his life history, his living space, his family history, as well as his childhood and adult life, and the paths he chose that lead him to become an artist. This work seeks to analyze how his art pieces attracted the interest and attention of the Vera Chaves Barcellos Foundation and how the contact with the artist led him to awaken his inspiration for the wood carving. This paper intends to make an approximation with his art pieces, highlighting three as a presentation for the work, as well as its value as affective memory to the artist. And the influence of family tradition on the when choosing wood pieces for his artwork. This article also presents how Museology has a relevant role in the diffusion of his collection, just as the expography was a primordial foundation to give visibility to his collection. To support this paper, a qualitative approach was used, aligned to exploratory research, and a deepening of the subject using bibliographical research, and images of the exhibition, having as its main reference resource the exhibition catalog. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Exhibition | en |
dc.subject | Exposição de arte | pt_BR |
dc.subject | Memória social | pt_BR |
dc.subject | Memory | en |
dc.subject | Collection | en |
dc.subject | Silvio Nunes Pinto | en |
dc.title | O mundo de Silvio Nunes Pinto em exposição | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001101027 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Museologia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Museologia (153)