Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorSampaio, Marcelle Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-09-19T03:45:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199487pt_BR
dc.description.abstractA infância é o período da vida no qual a criança tem os primeiros referenciais de mundo e a partir deles passa a construir sua identidade e as bases emocionais que vai levar para a vida. Estudos apontam que crianças a partir de 3 anos de idade percebem, aprendem e reproduzem os papéis estipulados socialmente para cada gênero. Ousar transgredir tais delimitações pode colocar a criança em posição desfavorável diante do grupo, tornando-se alvo de manifestações preconceituosas em relação à sua sexualidade. Quando se fala em discussão de gênero nas escolas, o que se pretende é o desenvolvimento de um sistema escolar inclusivo, que não contribua para a reprodução das desigualdades que persistem em nossa sociedade. Por outro lado, na brincadeira reside a base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas. Afirma-se que o brincar é primordial para a construção de novas aprendizagens, pois existe uma estreita relação entre as atividades lúdicas e as funções psíquicas, dando relevância ao brincar para a educação infantil. Assim, este trabalho de conclusão de curso, desenvolvido utilizando o Design Thinking como metodologia, constitui-se em um kit de atividades que proporciona que a diversidade e igualdade de gênero seja debatida com crianças entre 5 e 6 anos de idade, tanto no ambiente escolar quanto familiar, contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária.pt_BR
dc.description.abstractChildhood is the period of life in which the child has the first world references, and from them begins to build their identity and the emotional bases that will lead through life. Studies indicate that children at 3 years old perceive, learn and reproduce the socially stipulated roles for each gender. To dare to transgress such delimitations can put the student in an unfavorable position before the group, becoming the target of prejudiced manifestations regarding their sexuality. Discuss gender in schools is intended to develop an inclusive school system that does not contribute to the reproduction of inequalities that persist in our society. On the play lies the basis of what, later, will allow the child to learn more elaborated issues. It is argued that play is paramount for the construction of new learning because there is a close relationship between play activities and psychic functions, giving relevance to playing for children's education. Thus, this work, developed using design thinking as a methodology, is an activity kit that provides that gender diversity and equality get discussed with children between 5 and 6 years old, both in school and family environment, contributing to a more egalitarian society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectProduct Designen
dc.subjectPre Schoolen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectDiversityen
dc.subjectPlayen
dc.subjectGameen
dc.titleMonstrix : uma alternativa para dialogar sobre igualdade de gênero com crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100532pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples