Monstrix : uma alternativa para dialogar sobre igualdade de gênero com crianças na educação infantil
dc.contributor.advisor | Jacques, Jocelise Jacques de | pt_BR |
dc.contributor.author | Sampaio, Marcelle Gonçalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T03:45:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199487 | pt_BR |
dc.description.abstract | A infância é o período da vida no qual a criança tem os primeiros referenciais de mundo e a partir deles passa a construir sua identidade e as bases emocionais que vai levar para a vida. Estudos apontam que crianças a partir de 3 anos de idade percebem, aprendem e reproduzem os papéis estipulados socialmente para cada gênero. Ousar transgredir tais delimitações pode colocar a criança em posição desfavorável diante do grupo, tornando-se alvo de manifestações preconceituosas em relação à sua sexualidade. Quando se fala em discussão de gênero nas escolas, o que se pretende é o desenvolvimento de um sistema escolar inclusivo, que não contribua para a reprodução das desigualdades que persistem em nossa sociedade. Por outro lado, na brincadeira reside a base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas. Afirma-se que o brincar é primordial para a construção de novas aprendizagens, pois existe uma estreita relação entre as atividades lúdicas e as funções psíquicas, dando relevância ao brincar para a educação infantil. Assim, este trabalho de conclusão de curso, desenvolvido utilizando o Design Thinking como metodologia, constitui-se em um kit de atividades que proporciona que a diversidade e igualdade de gênero seja debatida com crianças entre 5 e 6 anos de idade, tanto no ambiente escolar quanto familiar, contribuindo para a formação de uma sociedade mais igualitária. | pt_BR |
dc.description.abstract | Childhood is the period of life in which the child has the first world references, and from them begins to build their identity and the emotional bases that will lead through life. Studies indicate that children at 3 years old perceive, learn and reproduce the socially stipulated roles for each gender. To dare to transgress such delimitations can put the student in an unfavorable position before the group, becoming the target of prejudiced manifestations regarding their sexuality. Discuss gender in schools is intended to develop an inclusive school system that does not contribute to the reproduction of inequalities that persist in our society. On the play lies the basis of what, later, will allow the child to learn more elaborated issues. It is argued that play is paramount for the construction of new learning because there is a close relationship between play activities and psychic functions, giving relevance to playing for children's education. Thus, this work, developed using design thinking as a methodology, is an activity kit that provides that gender diversity and equality get discussed with children between 5 and 6 years old, both in school and family environment, contributing to a more egalitarian society. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design de produto | pt_BR |
dc.subject | Product Design | en |
dc.subject | Pre School | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Diversity | en |
dc.subject | Play | en |
dc.subject | Game | en |
dc.title | Monstrix : uma alternativa para dialogar sobre igualdade de gênero com crianças na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001100532 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design de Produto | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Design (387)