O lugar da escuta na aquisição das línguas a partir da teoria saussuriana
dc.contributor.advisor | Milano, Luiza Ely | pt_BR |
dc.contributor.author | Ottaran, Elisa Devit | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T03:45:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199473 | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de aquisição de uma língua, seja ela materna ou estrangeira é bastante complexo. A presente dissertação busca investigar o que nos torna falantes de uma língua, centralizando nossos questionamentos nas noções de escuta, voz e silêncio na aquisição de uma língua a partir da teoria saussuriana. Para tanto, nossas reflexões serão alicerçadas no legado saussuriano a começar com a leitura do Curso de Linguística Geral (1975), pontuando-o com sua versão em italiano (2015) e Escritos de Linguística Geral (2004). Buscaremos uma definição de voz em autores como Bologna (1987), Barthes (2015), Cavarero (2011) e Zumthor (2005), objetivando revelar suas características enquanto conceito teórico. Tentaremos entender o silêncio e seus significados polissêmicos no decorrer da reflexão que faremos acerca da aquisição de línguas. Por fim, chegaremos à noção de escuta como fundamental no processo de apropriação de uma língua. Nossas leituras farão deslocamentos, especialmente no que concerne à teoria de Ferdinand de Saussure, visto que nos interessa pensar as questões apontadas a partir de seu precioso legado para a linguística moderna. | pt_BR |
dc.description.abstract | Il processo di acquisizione di una lingua, materna o straniera, è piuttosto complesso. Questa dissertazione cerca di indagare su ciò che ci fa parlanti di una lingua, centrando le nostre domande sulle nozioni di ascolto, voce e silenzio nell'acquisizione di una lingua a partire dalla teoria saussuriana. Per fare ciò, le nostre riflessioni si baseranno sull'eredità saussuriana a partire dal Curso de Linguística Geral (1975), punteggiato con la sua versione italiana (2015), ed Escritos de Linguística Geral (2004). Cercheremo una definizione di voce in autori come Bologna (1987), Barthes (2015), Cavarero (2011) e Zumthor (2005), con l’obbiettivo di rivelare le sue caratteristiche come un concetto teorico. Proveremo a comprendere il silenzio e i suoi significati polisemici nel corso della riflessione che faremo sull'acquisizione di lingue. Infine, arriveremo alla nozione di ascolto come fondamentale nel processo di appropriazione di una lingua. Le nostre letture faranno dislocazioni, specialmente per quanto riguarda la teoria di Ferdinand de Saussure, dal momento che siamo interessati a riflettere sulle questioni poste dalla sua preziosa eredità alla linguistica moderna. | it |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Saussure, Ferdinand de, 1857-1913 | pt_BR |
dc.subject | Apprendimento linguistico | it |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ascolto | it |
dc.subject | Escuta | pt_BR |
dc.subject | Fonico | it |
dc.subject | Saussure | it |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Silenzio | it |
dc.subject | Silêncio | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Voce | it |
dc.title | O lugar da escuta na aquisição das línguas a partir da teoria saussuriana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001101017 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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