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dc.contributor.advisorMilano, Luiza Elypt_BR
dc.contributor.authorOttaran, Elisa Devitpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-19T03:45:04Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199473pt_BR
dc.description.abstractO processo de aquisição de uma língua, seja ela materna ou estrangeira é bastante complexo. A presente dissertação busca investigar o que nos torna falantes de uma língua, centralizando nossos questionamentos nas noções de escuta, voz e silêncio na aquisição de uma língua a partir da teoria saussuriana. Para tanto, nossas reflexões serão alicerçadas no legado saussuriano a começar com a leitura do Curso de Linguística Geral (1975), pontuando-o com sua versão em italiano (2015) e Escritos de Linguística Geral (2004). Buscaremos uma definição de voz em autores como Bologna (1987), Barthes (2015), Cavarero (2011) e Zumthor (2005), objetivando revelar suas características enquanto conceito teórico. Tentaremos entender o silêncio e seus significados polissêmicos no decorrer da reflexão que faremos acerca da aquisição de línguas. Por fim, chegaremos à noção de escuta como fundamental no processo de apropriação de uma língua. Nossas leituras farão deslocamentos, especialmente no que concerne à teoria de Ferdinand de Saussure, visto que nos interessa pensar as questões apontadas a partir de seu precioso legado para a linguística moderna.pt_BR
dc.description.abstractIl processo di acquisizione di una lingua, materna o straniera, è piuttosto complesso. Questa dissertazione cerca di indagare su ciò che ci fa parlanti di una lingua, centrando le nostre domande sulle nozioni di ascolto, voce e silenzio nell'acquisizione di una lingua a partire dalla teoria saussuriana. Per fare ciò, le nostre riflessioni si baseranno sull'eredità saussuriana a partire dal Curso de Linguística Geral (1975), punteggiato con la sua versione italiana (2015), ed Escritos de Linguística Geral (2004). Cercheremo una definizione di voce in autori come Bologna (1987), Barthes (2015), Cavarero (2011) e Zumthor (2005), con l’obbiettivo di rivelare le sue caratteristiche come un concetto teorico. Proveremo a comprendere il silenzio e i suoi significati polisemici nel corso della riflessione che faremo sull'acquisizione di lingue. Infine, arriveremo alla nozione di ascolto come fondamentale nel processo di appropriazione di una lingua. Le nostre letture faranno dislocazioni, specialmente per quanto riguarda la teoria di Ferdinand de Saussure, dal momento che siamo interessati a riflettere sulle questioni poste dalla sua preziosa eredità alla linguistica moderna.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaussure, Ferdinand de, 1857-1913pt_BR
dc.subjectApprendimento linguisticoit
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAscoltoit
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subjectFonicoit
dc.subjectSaussureit
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectSilenzioit
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectVoceit
dc.titleO lugar da escuta na aquisição das línguas a partir da teoria saussurianapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001101017pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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