A Geografia escolar e a cidade : uma reflexão sobre o trabalho de campo como metodologia do ensino do espaço urbano do município de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento do trabalho de campo, enquanto prática de ensino do espaço urbano de Porto Alegre, promove a identificação dos alunos com os temas abordados, no âmbito do estágio docente realizado no Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A saída a campo foi realizada próximo ao colégio e na exposição fotográfica “Faces do Refúgio”, na UFRGS. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, primeiramente foi analisado ...
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como o desenvolvimento do trabalho de campo, enquanto prática de ensino do espaço urbano de Porto Alegre, promove a identificação dos alunos com os temas abordados, no âmbito do estágio docente realizado no Terceiro Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares. A saída a campo foi realizada próximo ao colégio e na exposição fotográfica “Faces do Refúgio”, na UFRGS. A partir de pesquisa documental e bibliográfica, primeiramente foi analisado o contexto escolar, considerando a espacialidade e temporalidade, a proposta pedagógica da instituição e aspectos referentes à avaliação institucional e aos princípios de convivência, e também, o perfil dos alunos. Em seguida, foram analisados os procedimentos didático-pedagógicos relacionados à aula de campo e, por fim, foi feita a avaliação da experiência dessa prática de ensino através da minha percepção sobre a interação professor-aluno, com os lugares e as situações vivenciadas, e também, da percepção dos alunos, através da leitura das autoavaliações realizadas com eles. Como resposta à questão central deste trabalho, esta aula de campo promoveu a identificação dos alunos com os temas abordados, gerando a reflexão de que a articulação da teoria com as práticas e as vivências em campo podem tornar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo. ...
Abstract
This paper aims to reflect on how the development of fieldwork, as a teaching practice of the urban space of Porto Alegre, promotes the identification of students with the topics covered, within the teaching internship held in the Third Year of High School State Paula Soares. The field trip was held near the school and at the photographic exhibition “Faces do Refúgio”, at UFRGS. From documentary and bibliographical research, the school context was first analyzed, considering the spatiality and ...
This paper aims to reflect on how the development of fieldwork, as a teaching practice of the urban space of Porto Alegre, promotes the identification of students with the topics covered, within the teaching internship held in the Third Year of High School State Paula Soares. The field trip was held near the school and at the photographic exhibition “Faces do Refúgio”, at UFRGS. From documentary and bibliographical research, the school context was first analyzed, considering the spatiality and temporality, the pedagogical proposal of the institution and aspects related to the institutional evaluation and the principles of coexistence, and also, the students' profile. After that, the didactic-pedagogical procedures related to the field class were analyzed and, finally, the evaluation of the experience of this teaching practice was made through my perception about the teacher-student interaction, with the places and situations lived, and also, from the students' perception, by reading the self-evaluations made with them. In response to the central question of this work, this field class promoted the identification of students with the topics addressed, generating the reflection that the articulation of theory with practices and field experiences can make the teaching-learning process more effective and meaningful. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (470)
Este item está licenciado na Creative Commons License