Alunos da Ead on-line do Brasil e competências digitais
dc.contributor.author | Silva, Kétia Kellen Araújo da | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T03:50:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-171X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/199281 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo trata do mapeamento de competências digitais para o aluno on-line da Educação a Distância (EAD) do Brasil. Inicialmente o estudo discorre sobre o perfil deste aluno e em seguida apresentam-se as competências digitais com um levantamento bibliográfico. A pesquisa de abordagem qualitativa objetivou mapear competências digitais para o perfil de aluno da EAD on-line. Os sujeitos foram estudantes de pós-graduação e graduação em cursos semipresenciais. Entre os procedimentos utilizados estão: levantamento bibliográfico, três estudos de caso e questionários com especialistas, organizados em quatro etapas metodológicas: 1. Mapeamento de competências digitais do referencial bibliográfico, intitulado MAP 1 (mapeamento 1); 2. Mapeamento de competências com alunos da EAD no Brasil, através de dois estudos de caso (caso 1 e 2) - intitulado MAP 2 (Mapeamento 2); 3. Comparação entre os dois mapeamentos, resultando no MAP 3 (Mapeamento 3) e; 4. Validação do MAP 3 através de um estudo de caso com alunos (caso 3) e um questionário aplicado a especialistas. Como resultados são definidas 23 competências digitais importantes para o aluno on-line da EAD. Com este rol de competências digitais identificadas o estudo tem como próximos passos o desenvolvimento de praticas pedagógicas para a construção e avaliação destas competências. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article cle deals with the mapping of digital competences for the Online Distance Education (DE) student from Brazil. Initially the study discusses the profi le of this student and then presents the digital competences from a bibliographical survey. The qualitative approach research aimed to map digital competences to the on-line DE student profi le. The subjects involved were postgraduate and undergraduate students in semipresencial courses. Among the procedures used are the bibliographic survey, three case studies and questionnaires with specialists, being carried out through four methodological steps: STEP 1. Mapping of digital competences of the bibliographic reference, titled MAP 1 (mapping 1); STEP 2. Mapping of competences with DE students in Brazil, through two case studies (case 1 and 2) - titled MAP 2 (Mapping 2); STEP 3. Comparison between the two mappings, resulting in MAP 3 (Mapping 3) and; STEP 4. Validation of MAP 3 through a case study with students (case 3) and a questionnaire applied to specialists. As result, 23 important digital competences are defi ned for the DE online student in Brazil. With this list of identified digital competences the study has as next steps the development of pedagogical pracƟ ces for the construction and evaluation of these competences. | en |
dc.description.abstract | El presente articulo trata del mapeo de competencias digitales para el alumno on-line de la Educación a Distancia (EAD) de Brasil. Inicialmente el estudio discurre sobre el perfi l de este alumno y luego se presentan las competencias digitales con un levantamiento bibliográfi co. La investigación de enfoque cualitativo objetivó asignar competencias digitales para el perfi l de estudiante de la EAD on-ine. Los sujetos fueron estudiantes de postgrado y graduación en cursos semipresenciales. Entre los procedimientos utilizados están: levantamiento bibliográfico, tres estudios de caso y cuestionarios con especialistas, organizados en cuatro etapas metodológicas: 1. Mapeo de competencias digitales del referencial bibliográfico, titulado MAP 1 (mapeo 1); 2. Mapeo de competencias con alumnos de la EAD en Brasil, a través de dos estudios de caso (caso 1 y 2) - Ɵ tulado MAP 2 (Mapeo 2); Comparación entre las dos asignaciones, resultando en el MAP 3 (Mapeo 3) y; 4. Validación del MAP 3 a través de un estudio de caso con alumnos (caso 3) y un cuestionario aplicado a especialistas. Como resultados se definen 23 competencias digitales importantes para el estudiante on-line de la EAD. Con este rol de competencias digitales identificadas el estudio tiene como próximos pasos el desarrollo de prácticas pedagógicas para la construcción y evaluación de estas competencias. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista EDaPECI. São Cristóvão, SE. Vol. 19, n. 2 (mai./ago. 2019), p. 21-39 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Distance Education | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Online students | en |
dc.subject | Digital competences | en |
dc.title | Alunos da Ead on-line do Brasil e competências digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | On-line students from Brazil and digital competences | en |
dc.title.alternative | Alumnos de EaD on-line de Brasil y competencias digitales | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001099561 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Humanities (6937)