Sustentabilidade no bairro arquipélago - Porto Alegre/RS : contribuições à formação de professores de ciências na educação do campo
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Sustainability in the arquipélago district - Porto Alegre /RS : contributions to the training of science teachers in the Rural Education
Assunto
Resumo
Com o objetivo de investigar as contribuições para a formação de professores de Ciências na Educação do Campo, o presente artigo apresenta o relato e análise de um memorial de formação que compreende experiências realizadas no âmbito do Tempo-Comunidade e dos Estágios de Docência da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais atividades foram implementadas tendo como temática principal a Sustentabilidade, abrangendo diferentes espa ...
Com o objetivo de investigar as contribuições para a formação de professores de Ciências na Educação do Campo, o presente artigo apresenta o relato e análise de um memorial de formação que compreende experiências realizadas no âmbito do Tempo-Comunidade e dos Estágios de Docência da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tais atividades foram implementadas tendo como temática principal a Sustentabilidade, abrangendo diferentes espaços educativos do Bairro Arquipélago, uma região que abrange as ilhas do Delta do Rio Jacuí, na região metropolitana de Porto Alegre. Através de interações pedagógicas diversas, realizadas nas escolas de Educação Básica das Ilhas Mauá e Pintada, bem como em espaços educativos não escolares, como museu, quilombo, secretaria de meio ambiente, colônia de pescadores, entre outros, conclui-se que a prática docente em Ciências na Educação do Campo pode e deve ter a Sustentabilidade como princípio, nas suas mais variadas dimensões. ...
Abstract
With the objective of investigating the contributions to the training of science teachers in Rural education, the present article presents the report and analysis of a training memorial that understands experiences carried out in the context of the Community Time and of the Teaching Internship of the Degree in Education of the Rural - Science of Nature of the Federal University of Rio Grande do Sul. These activities were implemented having as main theme the Sustainability, covering different ed ...
With the objective of investigating the contributions to the training of science teachers in Rural education, the present article presents the report and analysis of a training memorial that understands experiences carried out in the context of the Community Time and of the Teaching Internship of the Degree in Education of the Rural - Science of Nature of the Federal University of Rio Grande do Sul. These activities were implemented having as main theme the Sustainability, covering different educational spaces of the Archipelago neighborhood, a region that covers the islands of the Delta of the Jacuí river, in the metropolitan region of Porto Alegre. Through various pedagogical interactions, carried out in the Basic Education schools of the Mauá and Pintada islands, as well as in non-school educational spaces, such as museum, quilombo, environment secretary, fishermen's colony, among others, it is concluded that teaching practice in Science in Rural Education can and should have Sustainability as a principle, in its most varied dimensions. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Educação do Campo - Porto Alegre: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License