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dc.contributor.advisorNodari, Christine Tesselept_BR
dc.contributor.authorTroglio, Jeffersonpt_BR
dc.date.accessioned2019-09-13T03:49:10Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/199211pt_BR
dc.description.abstractO estudo apresentado nesta dissertação tem como objetivo propor um método integrado genérico para a avaliação do risco potencial de acidentes no transporte rodoviário de produtos perigosos que contribua para a validação de modelos anteriores e fontes de dados, e possa ser utilizado pelos gestores de rodovias. A análise dos modelos da literatura revisados indica a necessidade de aperfeiçoamento, pois há uma falta de padronização e de validação dos modelos existentes, que dificulta a sua adoção pelos gestores de rodovias. As informações têm sido coletadas de formas muito diversas, dificultando o cruzamento de dados. Por esta razão, grande parte das informações não são utilizadas pelos gestores de rodovias e partes interessadas. O estudo fez a identificação, a avaliação e a ponderação dos principais fatores e as características que influenciam o risco de acidentes, e possibilita a localização de trechos críticos de uma rodovia de forma genérica. Os fatores integrados foram o risco viário obtido por revisão de segurança viária, o tipo de acidente rodoviário, o produto perigoso transportado, as vulnerabilidades do entorno da rodovia (ambiental, populacional, e de infraestruturas), e a resiliência territorial. Para ponderar a influência dos diversos fatores e características foi utilizado o Processo Analítico Hierárquico (AHP), aplicado à especialistas. O estudo identificou que o risco potencial de acidentes por segmento da rodovia varia consideravelmente em razão dos fatores integrados e possibilita a classificação nas classes: crítico, elevado, moderado e baixo. Esta abordagem busca contribuir com a padronização e a validação de uma metodologia que resulte efetivamente na melhoria da segurança no transporte de produtos perigosos.pt_BR
dc.description.abstractThe study presented in this dissertation aims to propose an integrated generic method for the evaluate the potential risk of accidents in road transport of hazardous goods, to propose a generic integrated method to contribute to the validation of previous models and data sources, and to be used by road managers. The analysis of the revised literature models indicates the need for improvement, as there is a gap of standardization and validation of existing models, which makes it difficult for road managers to adopt them. Information has been collected in many different ways, making it difficult to cross data. For this reason, much of the information is not used by road managers and stakeholders. The study identified, evaluated and weighted the main factors and characteristics that influence the risk of accidents, and allows the location of critical sections of a highway in a generic way. The integrated factors were the road risk obtained by road safety review, the type of road accident, the dangerous product transported, the vulnerabilities of the surroundings of the highway (environmental, population, and infrastructure), and territorial resilience. To analyze the influence of the various factors and characteristics, the Analytic Hierarchy Process (AHP) was applied to specialists. The study identified that the potential risk of accidents by road segment varies considerably due to the integrated factors and allows classification in the classes: critical, high, moderate and low. This approach seeks to contribute to the standardization and validation of a methodology that effectively results in improved safety in the transportation of hazardous products.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectRoad transport of hazardous goodsen
dc.subjectAnálise de riscopt_BR
dc.subjectRisk assessmenten
dc.subjectSegurança viáriapt_BR
dc.subjectRoad safetyen
dc.subjectTransporte de cargas perigosaspt_BR
dc.titleMétodo integrado genérico de avaliação do risco potencial de acidentes no transporte rodoviário de produtos perigosospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001100593pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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