Pedagogia do esporte e o referencial socioeducativo : diálogos entre a teoria e a prática
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O caráter pedagógico das práticas esportivas vem sendo motivo de diversos estudos. Muito tem se produzido dentro de uma perspectiva teórica da Educação Física na busca pelo desenvolvimento integral dos alunos. Porém, apesar desta quantidade de estudos, faltam orientações e informações quanto aos métodos e exemplos práticos de como concretizar os objetivos propostos pelos autores, principalmente dentro das questões socioeducativas e atitudinais. Consciente disso, surge a proposta deste estudo, q ...
O caráter pedagógico das práticas esportivas vem sendo motivo de diversos estudos. Muito tem se produzido dentro de uma perspectiva teórica da Educação Física na busca pelo desenvolvimento integral dos alunos. Porém, apesar desta quantidade de estudos, faltam orientações e informações quanto aos métodos e exemplos práticos de como concretizar os objetivos propostos pelos autores, principalmente dentro das questões socioeducativas e atitudinais. Consciente disso, surge a proposta deste estudo, que objetiva responder como se consolida, na atuação dos professores, o desenvolvimento das questões socioeducativa. Três projetos sociais esportivos de Ijuí, cidade do interior do Rio Grande do Sul, serão a fonte para responder esta questão. A revisão bibliográfica estruturou-se baseada nos conceitos das dimensões e conteúdos da educação, bem como nos referenciais da Pedagogia do Esporte. Este estudo é considerado uma pesquisa de campo transversal, qualitativa e para responder às questões propostas, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, observações não participantes e análise documental. Após a coleta das informações, foram definidas quatro categorias de análise: a valorização do esporte como meio para o desenvolvimento de questões socioeducativas; atividades intencionais para o desenvolvimento das questões socioeducativas; o diálogo, deslocado das atividades de aula, como método para trabalhar questões socioeducativas; atividades “acidentais” no desenvolvimento das questões socioeducativas. Os resultados apresentam o diálogo como o método mais utilizado pelos professores no desenvolvimento de questões socioeducativas, enquanto as atividades esportivas, intencionais, não foram utilizadas na busca por este objetivo. Portanto sugere-se a produção de estudos que objetivem uma melhor e maior aproximação entre a teoria e a prática, principalmente no desenvolvimento de questões socioeducativas. ...
Abstract
The pedagogical feature of sports practice, has been motifs for many studies. So much has been produced inside a teoric view of Sports Education searching for a whole development of the participants. However, despite this great theoric production, there is a lack of orientations regarding the methods and practical examples of how to concretize the objectives proposed by the authors, mainly inside the socio-educational and attitudinal issues. Having this in mind, arise a proposal of this study, ...
The pedagogical feature of sports practice, has been motifs for many studies. So much has been produced inside a teoric view of Sports Education searching for a whole development of the participants. However, despite this great theoric production, there is a lack of orientations regarding the methods and practical examples of how to concretize the objectives proposed by the authors, mainly inside the socio-educational and attitudinal issues. Having this in mind, arise a proposal of this study, who have goals to respond, how consolidate, in actions of the teachers, the development issues in socio-educational. The sports social projects in the city of Ijuí; city of the interior of Rio Grande do Sul; will be the source to understand and respond this question. The bibliographical review was structured on the concepts of the dimensions and contents of education as well in the referentials of Pedagogy of Sports. This study can be considered a transversal research and a qualitative study. To respond the questions proposed, were used semi structured interviews and observations and document analysis. The results were discussed using four categories of analysis; defined after the collect of informations: the valorization of sports as a tool to development of socio-educational issues; intencional exercises to development of the socio-educational issues; accidental exercises to development of the socio-educational; and the dialogue, displaced of the activities of the class, as method to development of the socio-educational issues. The result presented the dialogue as the method most utilized by the professores in the socio-educational issues, while the sportives activities was not used with this goal. The discussion show how the production of studies needs to approximate more the teoric and the practice, mainly in the socio-educational matter. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Educação Física (1266)
Este item está licenciado na Creative Commons License