Adaptação transcultural e validação da escala Montreal Children´s Hospital Feeding Scale para o português falado no Brasil
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: A alimentação consiste em uma habilidade que amadurece durante os dois primeiros anos de vida e mediante um processo sensório-motor altamente complexo, com estágios de desenvolvimento baseados na maturação neurológica e no aprendizado experiencial. É um processo amplo e que exige interações complexas entre fatores genéticos, biológicos, psicológicos, socioculturais, familiares e ambientais que podem interferir no desenvolvimento de hábitos e comportamentos alimentares saudáveis. Dev ...
Introdução: A alimentação consiste em uma habilidade que amadurece durante os dois primeiros anos de vida e mediante um processo sensório-motor altamente complexo, com estágios de desenvolvimento baseados na maturação neurológica e no aprendizado experiencial. É um processo amplo e que exige interações complexas entre fatores genéticos, biológicos, psicológicos, socioculturais, familiares e ambientais que podem interferir no desenvolvimento de hábitos e comportamentos alimentares saudáveis. Devido a essas relações serem complexas e se inter-relacionarem, modelos biopsicossociais têm prevalecido nos esforços para entender a conexão entre esses componentes. As dificuldades alimentares na infância são um problema que pode ser grave e resultar em consequências orgânicas, nutricionais e emocionais importantes. Caracterizam-se por comportamentos específicos e disfuncionais durante a alimentação, não incluindo, necessariamente, problemas de deglutição. Conforme já estabelecido na literatura, dificuldades alimentares em crianças são um problema clínico de alto impacto e têm consequências extremamente negativas para a criança e a família. A interferência na alimentação infantil está associada a efeitos nocivos no desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo da criança e afeta significativamente o bem-estar e a vida familiar dos pais. Os problemas alimentares encontram-se presentes em 20 a 35% da população pediátrica em geral. Quando tal população é composta por crianças com atrasos no desenvolvimento, nascimento prematuro e condições médicas complexas, a frequência dos problemas alimentares pode ocorrer em até 80% dos casos. Devido à prevalência e às consequências negativas das dificuldades alimentares na infância, os profissionais da saúde que trabalham com essa população precisam ter acesso a um instrumento de rastreamento, de aplicabilidade clínica, válido e confiável, que possa verificar rapidamente as queixas dos pais sobre as dificuldades alimentares de seus filhos, identificando a criança em risco e verificando a necessidade de mais profunda avaliação e posterior tratamento. Ainda que na literatura sejam encontrados instrumentos validados e com medidas psicométricas estabelecidas, que têm como objetivo identificar as dificuldades alimentares na infância, como por exemplo o Inventário de Comportamento Alimentar de Crianças (Children’s Eating Behavior Inventory – CEBI) e a Escala de Avaliação Comportamental de Alimentação Pediátrica (Behavioral Pediatrics Feeding Assessment Scale – BPFAS), a rápida identificação dos problemas não é por eles favorecida. No Brasil não existem questionários validados para identificação de dificuldades alimentares na infância. Desse modo, em face da ausência de instrumentos deste tipo e considerando a dimensão do problema e o impacto negativo das dificuldades alimentares na criança e em seus pais, é que se faz necessária a validação de um instrumento de rastreio de aplicação pelos profissionais de saúde que permita detectar tais problemas o mais cedo possível. Objetivos: Realizar a validação e adaptação transcultural da escala Montreal Children´s Hospital Feeding Scale – MCH-FS para língua portuguesa falada no Brasil. Métodos: A versão brasileira da escala, originalmente validada e testada no Canadá, foi desenvolvida a partir das seguintes etapas: (a) tradução, (b) montagem de versão unificada, (c) teste da versão em inglês e da versão unificada em português, (d) retrotradução, (e) análise por experts e autora do questionário original, e (f) aplicação da versão final em estudo. A escala foi aplicada em 242 pais/cuidadores responsáveis pela alimentação de crianças, de 06 meses a 06 anos e 11 meses de idade, no período compreendido entre de fevereiro a maio de 2018, sendo 174 no grupo controle e 68 no grupo dos casos. As propriedades psicométricas avaliadas foram: validade e confiabilidade. Resultados: No grupo dos casos, 79% dos pais relataram dificuldades alimentares, e no grupo controle, 13%. A versão brasileira da escala MCH-FS apresenta consistência interna com Alpha de Cronbach de 0,79, com o ponto de corte sugerido, que é de 45, sensibilidade do Raw escore foi de 79,4%, especificidade de 86,8%, e a área sob a curva ROC do Raw escore foi de 0,87. Conclusão: Os dados obtidos na validação da escala de triagem MCH-FS para o português falado no Brasil evidenciaram medidas psicométricas adequadas podendo neste contexto ser utilizada para auxiliar a identificação das dificuldades alimentares em crianças brasileiras. ...
Abstract
Introduction Feeding consist in an ability that matures during the first two years of life and in a highly complex sensory-motor process, with development stages based on the neurologic maturation and in the experiential learning. It’s a broad process and requires complex interactions between some factors, genetics, biological, psychological, sociocultural, familiar and environmental, that can interfere in the development of healthy feeding habits and behaviors. Due to these relations being com ...
Introduction Feeding consist in an ability that matures during the first two years of life and in a highly complex sensory-motor process, with development stages based on the neurologic maturation and in the experiential learning. It’s a broad process and requires complex interactions between some factors, genetics, biological, psychological, sociocultural, familiar and environmental, that can interfere in the development of healthy feeding habits and behaviors. Due to these relations being complex and interact among each other, biopsychosocial models have prevailed in the efforts to understand the connection between this components. The feeding difficulties in childhood are a problem that can be severe and result in important organic, nutritional and emotional consequences. It is characterized by specific and dysfunctional behaviors during feeding, not including, necessarily, swallowing problems. As already established in literature, feeding difficulties in children are a clinic problem of high impact and extremely negative consequences to the children and the family. The interference in children feeding is associated to harmful effects in the social, emotional, physical and cognitive development of the child, and affects significantly the well being and the familiar life of the parents. Feeding Problems are found present in 20 to 35% of the general pediatric population. When this population is composed of children with developmental delay, that are prematurely born and have complex medical conditions, the frequency of feeding problems may occur in up to 80% of the cases. Due to the prevalence and the negative consequences of the feeding difficulties in children, health professionals that work with this population need to have access to a screening tool, of clinical applicability, valid and reliable, that can verify quickly the parents complaints about feeding difficulties in their children, identifying the child at risk and verifying the necessity of a deeper evaluation and subsequent treatment. Although in researches validated tools with establish psychometric measures can still be found, that has the aim to identify pediatric Behavioral Pediatrics Feeding Assessment Scale (BPFAS), the quick identification of the problems are not favored by those. In Brazil there isn’t a validated questionnaire to identify the feeding difficulties in children. This way, in the absence of a tool of this type and considering the dimension of the problem and the negative impact of the feeding difficulties in children and their parents, it is necessary the validation of a screening tool applicable by health professionals that allow detecting this problems as earlier as possible. Objective: Conduct the validation and transcultural adaptation of the Montreal Children’s Hospital Feeding Scale – MCH-FS to the Portuguese spoken in Brazil. Methods: The Brazilian version of the scale, which was originally validated and tested in Canada, was developed from the following steps: (a) translation, (b) assembly of the unified version, (c) tests of the English version and of the unified Brazilian Portuguese version, (d) back translation (e) analysis by experts and the original questionnaire author, and (f) application of the final version in study. The scale was used in 242 parents/caregivers responsible for the children’s feeding, from 6 months to 6 years and 11 months old, in the period between February to May 2018, 174 in the control group and 68 in the case group. The psychometric properties evaluated were: validity and reliability. Results: In the case group, 79% of the parents reported feeding difficulties, and in the control group, 13%. The Brazilian version of the MCH-FS presents internal consistency with Alpha Cronbach in 0,79, with the cutoff point suggested, which is 45, the sensitivity of the Raw score was of 79,4%, specificity of 86,8% and the area under the ROC curve of the Raw score was of 0,87. Conclusion: The data obtained in the validation of the screening scale MCH-FS to the Portuguese spoken in Brazil demonstrated appropriated psychometric measures, which in this context can be used to assist in identifying feeding difficulties in Brazilian children. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas.
Coleções
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Ciências da Saúde (9085)Pneumologia (501)
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