Estudo de revestimentos metálicos resistentes a carburização e metal dusting para uso em fornos de pirólise
Fecha
2002Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O craquemento térmico de hidrocarbonetos é o mais utilizado processo industrial para a produção de olefinas. Neste processo, hidrocarbonetos de maior peso molecular (~C14) são misturados com vapor d'água e aquecidos dentro de fornos tubulares, a temperatutas acima de 8500C. As moléculas destes hidrocatbonetos são quebradas e reorganizadas em alquenos de menor peso molecular (etileno, propileno, butadieno. tolueno, xilenos, entre outros). A natureza agressiva deste ambiente, a alta temperatura e ...
O craquemento térmico de hidrocarbonetos é o mais utilizado processo industrial para a produção de olefinas. Neste processo, hidrocarbonetos de maior peso molecular (~C14) são misturados com vapor d'água e aquecidos dentro de fornos tubulares, a temperatutas acima de 8500C. As moléculas destes hidrocatbonetos são quebradas e reorganizadas em alquenos de menor peso molecular (etileno, propileno, butadieno. tolueno, xilenos, entre outros). A natureza agressiva deste ambiente, a alta temperatura e as tensões mecânicas experimentadas pelos tubos dos fornos impõem o uso de ligas de alta performance (HP40, HPX, HK40) em sua construção. Além disso, uma característica inerente deste processo é a deposição de coque no interior dos tubos, provocando a diminuição do diâmetro interno do tubo, queda de pressão e redução do nuxo de calor, levando a uma diminuição da eficiência do processo. Apesar do excelente comportamento em altas temperaturas, as ligas de alta performance sofrem carburização quando expostas a atmosferas contendo carbono, diminuindo a ductilidade e tenacidade do material, levando a falha prematura dos tubos. Neste trabalho, foram desenvolvidos e analisados revestimentos metálicos formadores de óxidos com o objetivo de impedir a difusão de carbono para o interior da liga HP40 e impedir a sua degradação por carburização, além de reduzir a formação de coque no interior dos tubos. Foram analisados revestimentos baseados em intermetálicos do sistema Ni-Al e revestimentos difundidos de Al 99,5% por microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura com EDS e ensaios de carburização acelerados em laboratório. Os resultados mostram que revestimentos difundidos de Al 99,5% formam uma barreira eficaz contra a difusão de carbono, atríbuída à formação de uma fina película de Al2O3 na superfície do metal. Revestimentos intermetálicos não promoveram proteção contra carburização. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Materiais.
Colecciones
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