Uma sistemática para a implementação de terceirização : estudo de caso em empresa industrial no Rio Grande do Sul
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1999Author
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Master
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este breve estudo sobre a terceirização procura abranger certos enfoques ligados ao assunto. lslo pôde ser possível por meio da execução de uma revisão da bibliografia básica existente, pesquisando-se, também, alguns relatos de experiências anteriores e um estudo de caso de terceirização em uma empresa do segmento de medidores de energia. A análise do processo de terceirização possibilitou a montagem de uma sistemática para a sua implementação. O modelo proposto procura atacar àquelas deficiênc ...
Este breve estudo sobre a terceirização procura abranger certos enfoques ligados ao assunto. lslo pôde ser possível por meio da execução de uma revisão da bibliografia básica existente, pesquisando-se, também, alguns relatos de experiências anteriores e um estudo de caso de terceirização em uma empresa do segmento de medidores de energia. A análise do processo de terceirização possibilitou a montagem de uma sistemática para a sua implementação. O modelo proposto procura atacar àquelas deficiências observadas na empresa e abordadas pelo referencial teórico-prático sobre o tema. Visando a aprofi.mdar a pesquisa elegeu-se uma empresa industrial para realizar observações e constatações. A unidade industrial da empresa analisada concentra-se em um segmento importante. A organização tem características que podem, inclusive, servir de parâmetro, em algumas situações, para a análise, diagnóstico e implementação da terceirização em organizações do mesmo segmento ou em condições similares a desta, dadas as respectivas proporções, ou seja, atentando para as limitações inerentes aos objetivos deste trabalho, sua metodologia utilizada e os seus respectivos "limites de escopo" principalmente. A presente análise concentra-se, inicialmente, nos respectivos enfoques: a) por que a empresa optou por terceirizar alguns processos; b) quais os beneficios conseguidos com o Outsourcing; c) quais problemas e falhas enfrentados; e d) quais as ações de melhoria necessárias em uma nova experiência de terceirização. A abordagem destas questões suscitou, numa segunda etapa, a identificação dos problemas e falhas principais vivenciaclos pela organização com a terceirização. Entre as várias questões, o padrão de gerenciamento adotado caracteriza, especialmente, o conjunto de causas das fa lhas e/ou problemas enfrentados pela companhia. Neste padrão de gerenciamento, os seguintes paradigmas são tratados: a) paradigma de relacionamento com os fornecedores (estilo tradicional versus estilo de parceria, cooperação mútua etc.); b) de entendimento das dimensões de desempenho ou dimensões da qualidade, tais como: qualidade dos produtos e serviços propriamente, custo, confiabilidade nas entregas, rapidez e tlexibilidade (visão centrada numa dimensão em prejuízo das outras, por exemplo, " valorização excessiva ela variável custo" versus uma visão ponderada e ampla das dimensões de desempenho); c) de compreensão da produção enquanto "cadeia produtiva" e não apenas uma tàse isolada e gerenciada com os "olhos para dentro" (compreensão de que o processo de produção comporta-se como uma "corrente", desde os fornecedores das diversas camadas - conforme Slack (1996) - até os clientes que sucedem os processos ela produção e vão além propriamente, da autoridade da gerência de produção). Portanto, este trabalho busca a montagem de uma sistemática que serve à implementação elo Outsourcing. ...
Abstract
This brief stucly about Outsourcing attempts to comprise certain views linked to this subject. This was possible by making a revision over the basic available bibliography, researching on some earlier reports on fere expcriments. As well as, by investigation the Outsourcing applicd lO a company dedicatcd lo the manufacturing of electrical energy measuring apparatus. The analysis or the process of Outsourcing made it possible to build a model to its implementation. The proposed model goes agains ...
This brief stucly about Outsourcing attempts to comprise certain views linked to this subject. This was possible by making a revision over the basic available bibliography, researching on some earlier reports on fere expcriments. As well as, by investigation the Outsourcing applicd lO a company dedicatcd lo the manufacturing of electrical energy measuring apparatus. The analysis or the process of Outsourcing made it possible to build a model to its implementation. The proposed model goes against thosc deficiencies obscrved in the company and approachcd by a theoretica lpractical referential about the matter. Aiming to go deeply in this research it was chosen an industrial company in arder to make observations and verifications. The industrial plant of the analyzed company is oriented to a very important segment. The organization has characteri stics that can be used as parameters, in some situations, to analyze, to diagnosc and further implementation of Outsourcing in organizations belonging to the same field or in similar conditions to this one what means, paying attention to the inherent limitations of the objectives of this study, its methodology and mainly its respcctive ·'scope limitations". This present work concentrares itself initially, in thc fo llowing aspects: a) Why the company has chosen this management strategy for some processes; b)What are the benefits conquered with this strategy; c)What problems and fài lures had to be faced; and d)What actions of improvement would bc necessary to be taken in a new experience of Outsourcing. The approach of these questions has brought in a second stage, the identification of the problems and main failures experienced by the organization with the adoption of the Outsourcing. Among various qucstions, the pattern of management adopted characterizes spccially, the causes of thc failures and/or problems as a whole faced by the company. ln this pattern of management the following paradigms are treated: a) Paradigm of relationship with suppliers (traditional style versus partnership style, mutual cooperation etc.); b) The unclerstanding of the performance climcnsions or quality dimensions, such as: products and services quality, fàst and cost-efticiently, on time del ivery and tlexibility (vision centered in one dimension LO the cletriment of others, for instance, to ovcrestimate the variable costs versus an open anel balanceei conception of the performance as a whole); c) to understand the manutàcturing process as a '·productive chain" and not only as an isolated stage and managed with "an inside view" (ro comprehend that the production process behaves like a "current" from the suppliers of the different layers, according to Slack ( 1996), tO the customers who succeed the production processes and go beyond the authoríty of the production management) Therefore, this work seeks for a moclel to be applied on the implementation of Outsourcing. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
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